sexta-feira, 1 de novembro de 2013

4ª Rodada de Leitura


4ª Rodada de Leitura
 
Livro: O Fuzil e a Enxada - História Militar do Sudoeste Paranaense
Autor: Ana Luiza Setti Reckziegel, Ronaldo Zatta, Nelci Zatta, Leomar Rippel
Aluno: Jéssica de Oliveira

Livro: Você Pode Curar Sua Vida
Autor: Louise L. Hay
Aluno: Bruna Bett

Livro: A Fantástica Volva ao Mundo
Autor: Zeca Camargo
Aluno: Júlia de Lima

Livro: Passaporte Para a Vida
Autor: Alejandro Bullón
Aluno: Thalia Broch

Livro: Cai o Pano
Autor: Agatha Christie
Aluno: Angela Bedin

Livro: A Breve Segunda Vida de Bree Tanner
Autor: Stephenie Meyer
Aluno: Letícia Biazussi

Livro: Pater
Autor: Márcio ABC
Aluno: Eduardo Lopes

Livro: Desrumo
Autor: Márcio ABC
Aluno: Nadia Pacce

Livro: No Vermelho - Crônicas para rir e para contar
Autor: Arisson Tavares
Aluno: Mariana Fianco

Livro: Pedaços de Mim
Autor: Márcia Ribeiro Pitta
Aluno: Jaqueline Carlin

Livro: Pelas Frestas do Telhado 
Autor: Márcio Ribeiro Leite
Aluno: Cynthia Casanova

Livro: Em Chamas 
Autor: Suzanne Collins 
Aluno: Fernanda Candiotto


Livro: Dezesseis Luas
Autor: Kami Garcia & Margaret Stohl
Aluno: Eliane R. Ribeiro

Resenha: O Caçador de Pipas


Título: O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira Participações S.A.
Número de paginas: 365
Ano: 2005
 O caçador de pipas
O autor conta a história de dois jovens, Amir e Hassan. Amir é rico, órfão de mãe e tem uma relação não muito próxima com seu pai, o baba. Amir tinha um melhor amigo, Hassan, os dois cresceram juntos exatamente como seus pais, apesar de serem de etnias completamente diferentes, possuíam um laço muito forte que ligava ainda mais os dois meninos: foram amamentados pela mesma mulher. Hassan Não sabia ler nem escrever, mas, era conhecido por sua coragem, lealdade e dignidade, tinha sempre destaque na competição (campeonato de pipas) que acontece no início do inverno no Afeganistão. Quando, finalmente, aos 12 anos, Amir com a ajuda de Hassan consegue ganhar essa competição, fato que enche seu pai de orgulho, Hassan corre para resgatar a pipa vitoriosa de seu amigo “por você faria isso mil vezes” e se depara com Assef, um menino mais velho e cheio de más intenções. Amir que nunca foi corajoso sai atrás do amigo e presencia uma cena que mudaria completamente suas vidas. Nesse dia Hassan deu a chance de Amir se tornar um grande homem, porém, ele permaneceu ali, imóvel, incapaz de agir em favor do amigo.
Amir fica com sua consciência afetada, já não consegue ser o mesmo, para ele a presença de Hassan se tornou insuportável, perdido em sua tamanha estupidez, prepara uma armadilha e acusa seu melhor amigo de roubo. Hassan mais uma vez prova sua lealdade confessando o ato de que foi acusado. Hassan e seu pai vão embora, deixando o pai de Amir completamente abalado.
Algum tempo depois o Afeganistão é invadido e destruído pelo regime Talibã, Baba e Amir se veem obrigados a deixar sua casa de luxo e fugir para os Estados Unidos, onde passam a ter um vida simples, sem as regalias que tinham antes, possuindo somente o básico para sobreviverem. Mais tarde, Baba adoece, Amir se casa com uma linda jovem de mesma origem e junto com sua esposa cuidam de Baba até a morte. Amir se torna o que sempre sonhou: Escritor romancista.
Vinte anos se passam e Amir recebe um telefonema de Rahim Khan, melhor amigo do seu pai na época em que viviam no Afeganistão. Rahim Khan diz estar muito doente e precisa encontrar Amir, nesse encontro muitos segredos são revelados, Rahim Khan conta que Hassan e sua esposa foram executados pelo Talibã e seu filho está em um orfanato. Rhaim Khan faz um ultimo apelo, que Amir vá procurar o filho do amigo. Nessa busca Amir terá que reviver seus temores do passado, lembrar-se das maldades que fez contra seu melhor amigo, inclusive, enfrentar Assef, seu grande inimigo, porém, Amir precisa se redimir daquele que foi o maior engano da sua vida e que ainda o tortura depois de tanto tempo.
Resenhado por: Mariluci Mensor (Professora)