segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Resenhas

NOME DO LIVRO








Título = Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Páginas: 400
Editora: Landmark
Ano: 2008

Orgulho e Preconceito
O livro relata a visão de mundo da protagonista, Elizabeth Bennet, uma mulher que está muito adiante para sua época. Ela tinha uma forma particular e rara, sempre estava disposta a enfrentar questões como educação, cultura, moralidade e matrimônio, contrariando o ponto de vista da Burguesia, que viviam no princípio do século XIX.
A jovem era a segunda de cinco irmãs, filhas de um fazendeiro em um lugarejo criado pela autora e localizado no condado inglês próximo a Londres. Ela não se encaixa no modelo das heroínas suspirantes e meigas do gênero romântico. Elizbeth é determinada e rebelde, e não se surpreende diante de Mr. Darcy.Muito pelo contráriojá de inicio os dois sentem um ódio incomum e recíproco. Entretanto inconscientemente o amor começa a ser edificado muito lentamente entre ambos, esse processo so foi afirmado bem mais tarde, depois do mesmo ter sido alimentado pelos dois em estarem apaixonados. Esta história de amor traz uma magia tão intensa que até hoje surgem versões cinematográficas e enredos semelhantes, pois o encanto desse livro foi a forma como Lizzy e Darcy se apaixonam, como o amor deles é construído com o desenrolar da história, tijolo por tijolo, o desprezo tornando-se admiração.
Orgulho e Preconceito, serve como critica a sociedade, mas sem chegar ao ponto de exagero, e com lições para serem aprendidas, lembradas e levadas para sempre.
Resenhado por: Professora: Edna Brofati




Título: Desrumo
Autor: Marcio ABC
Editora: Novo Século
Número de páginas: 400
Ano: 2009

Desrumo
            O livro Desrumo conta a história de uma amizade entre um escritor e o fazendeiro Ataulfo. Durante anos eles trocam cartas, quarenta e sete cartas, e, quando da morte de Ataulfo, o escritor resgata as cartas guardadas no fundo da gaveta e relembra as mensagens trocadas com o velho Ataulfo, sua obssessão por Amália, seu grande amor.
            Nas cartas, além do amor platônico por Amália, o escritor e Ataulfo falam também sobre assuntos corriqueiros do dia-a-dia, da vizinhança, do que ocorre na casa de Ataulfo.
            A cada carta recebida, Tereza, sempre esbaforida, senta ao lado de Ataulfo para ouvir o que as notícias contadas pelo escritor.
            Quando do falecimento de Ataulfo, o escritor é informado dias depois, devido a demora no recebimento da carta e Tereza cumpre o último desejo de Ataulfo, o de adornar o túmulo com mármore branco e preto, sem velas.
            É uma bela história, que reúne amor e a grande amizade formada pelo escritor e por Ataulfo, mesmo sendo por cartas, ela estava sempre fortalecida.
Resenhado por: Nadia Pacce



Título: Starters – Sobreviver é apenas o começo
Autor: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 270
Ano: 2012

Starters – Sobreviver é apenas o começo
Este livro conta a história dos Enders.
Callie Woodland era órfã seus pais haviam morrido e ela ficou responsável por cuidar do seu irmão Tayler.
Tayler era doente, e tinha mais o seu amigo Michel, os três moravam na rua.
Um dia a Prime Destinations, lhe ofereceu um contrato, ser vendida para outra pessoa, vender seu corpo. Eles instalariam um chip em sua nuca onde a inquilina controlaria seu corpo.
Callie resolveu aceitar o contrato, pois lhe oferecem dinheiro e seu irmão estava doente e precisava assim ele teria um lugar para morar.
Assinando o contrato o seu corpo foi vendido para Helena.
Agora ela acordava em locais diferentes e não se lembrava do que havia acontecido. Sabia que nos intervalos em que não lembrava das coisas era Helena quem comandava seu corpo e tudo era muito confuso. Mas acordar com uma arma na mão e não lembrar do que havia feito a assustou. Então Callie começa uma incrível corrida contra o tempo para entender o que estava acontecendo.
Ela não podia confiar em ninguém e ainda tinha seu irmão a proteger. Quais são as chances dela?
Este é um livro para quem gosta de suspense e ação. Tenho certeza que vocês vão adorar.
Resenhado por: Rafaela Dias da Silva.




Título: Diário de uma paixão
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 208
Ano: 1999

Diário de uma paixão
A história começa quando dois jovens, Noah e Allie se apaixonaram. Tudo parece perfeito, mas a família dela a impede de continuar vendo ele por causa da enorme diferença de classe social entre eles. Allie e Noah lutam para levar uma vida normal, mesmo um estando longe do outro.
Depois de 14 anos separados Allie estava noiva de um grande advogado, mas antes de se casar decide voltar para a cidade de Noah para se despedir finalmente. Quando volta e se encontra com o seu antigo amor, ela começa a se apaixonar novamente por ele e ele por ela, logo começam a relembrar os tempos antigos e se entregam a um novo romance, como no começo.
Resenhado por: Helen C. Southier.




Título: A Esperança – Jogos vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de páginas: 421
Ano: 2010

A Esperança
Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas mesmo assim continua em perigo. A capital esta irritada e quer vingança, por isso inicia uma guerra com toda a população. E neste momento de luta sentira falta de Peeta.
As regras do jogo mudaram; com a chegada dos rebeldes do lendário distrito 13, é a partir disso que começa uma revolução. Katniss terá de decidir se será tordo ou não.
Resenhado por: Amandha Heloiza Andrade



Título: Curta a vida!
Autor: Márcia Pitta
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de páginas: 76
Ano: 2011

Curta a vida!
No livro podemos entender que a vida é o dom mais maravilhoso que Deus nos deu, que devermos festejar sempre e também sermos eternos aniversariantes, que devemos ser crianças quando somos adultos, deixar levar pelas brincadeiras com nossos irmãos, eternos companheiros.
“Enquanto algumas pessoas reclamam da vida... Eu vivo, faço da vida uma festa.”
Também podemos notar que a autora em determinadas frases parabeniza o seu sobrinho de 16 anos, também parabeniza os professores eternos aprendizes e as crianças pelo seu dia.
Então faça da vida uma festa, ame, desfrute, compartilhe e viva a vida sem reclamar. Vamos ser criança e acreditar sim em três coisas: Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e no Amor Eterno.
Resenhado por: Maykieu W. B. Mendes


 

Título: O outro lado da memória
Autor: Beatriz Cortes
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de páginas: 245
Ano: 2013

O outro lado da memória
A história começa quando Arthur se muda de cidade e passa a estudar no mesmo colégio que Luíza.
Luíza era uma garota simples e divertida e passava quase o tempo todo com suas amigas Carol e Júlia. Luíza havia namorado com Lucas, um garoto que arruinou sua vida.
Quando Arthur chegou na escola, Luan namorado de Júlia e Pedro namorado de Carol, foram apresentar-lhe as meninas. Carol e Júlia adoraram Arthur, já Luíza não muito.
Como Luíza era a única solteira do grupo e Arthur era lindo  maravilhoso, Carol e Júlia insistiam para que Luíza desse “em cima” dele. Luíza despreza, dizendo que ele é um idiota e um maníaco. Pena que ela não percebe que ele estava bem atrás dela e tinha ouvido tudo o que ela disse.
Na saída, quando Luíza saía alguém puxou seu braço e levou ela até o almoxarifado, era Arthur. Ele falou que ela não o conhecia e que não deveria falar mal das pessoas por ai.
De repente o zelador aparece e pega os dois no flagra, e os leva para a diretoria.
A diretora resolve dar uma detenção. Teriam que limpar o auditório, o laboratório de ciências e a quadra, juntos três vezes por semana, após o término das aulas regulares.
Com o passar do tempo Luíza e Arthur ficam amigos.
Foi ai que Lucas, ex de Luíza, volta e começa a persegui-la.
Agora Luíza terá que enfrentar dois problemas, a volta do seu ex e Arthur que parece estar muito interessado em seus problemas. O que ela fará? O final é realmente surpreendente. A gente fica com um gostinho de quero mais!
Resenhado por: Amabile L. Venzon
 

Título: O Eterno Barnes
Autor: Salustiano Luiz de Souza
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de páginas: 246
Ano: 2013

O Eterno Barnes
Barnes era um neurocirurgião, ele começa a fazer uma pesquisa tentando transformar os dados do cérebro em arquivos, que possam ser copiados.
Em sua busca ele perde a ética e o controlo do que é certo e errado.
Sua “experiência” parece dar certo, o cérebro humano pode ser copiado em arquivos, e agora? Qual é o próximo passo? James não quer abandonar a pesquisa, mas Barnes tem outros planos e não medirá esforços para alcançá-los.
Para quem gosta de uma trama inteligente e bem escrita com certeza vai adorar este livro.
Resenhado por: Viviane Sagin




Título: Presságio – O Assassinato da Freira Nua
Autor: Leonardo Barros
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de páginas: 220
Ano: 2012

Presságio – O Assassinato da Freira Nua
A freira Bianca Martinelli é encontrada morta em seu quarto, na escola onde dava aulas. Seu corpo tinha alguns pequenos hematomas e parecia ter sido perfeitamente arrumando pelo assassino.
A polícia inicia as investigações, interroga o diretor e alguns alunos do colégio, inclusive Danilo que tinha grande fascínio pela professora e acompanhava-a, carregando seus livros.
Alice é uma jovem que desde a adolescência é atormentada por presságios. Ao ir numa festa a fantasia com seus amigos, ela prevê o assassino de Vivian, uma ex-colega de classe, que trajava uma veste de freira.
Danilo é acusado pela polícia e a mídia como um matador em série de freiras, pois foram encontrados semens do menino no corpo da irmã Bianca e um de seus “piercings” próximo ao corpo de Vivian, no quarto onde ela foi encontrada.
Certa do presságio que teve, Alice tenta provar que o assassino de Vivian não é o menino e sim Matias, o delegado que investiga o caso, porém o sem maior e perigoso desafio é fazer com que acreditem em seu dom divino.
Resenhado por: Angela Maria Bedin.


Título: Anjos de luz – uma lição de amor
Autor: Áurea Gervasio
Editora: Conex
Número de páginas: 173
Ano: 2013

Anjos de luz – uma lição de amor
Viviane nasceu na roça onde cresceu com seus 5 irmãos. Desde pequena via um homem de cavanhaque que ditava poesias para ela se sentir melhor. A sua primeira amiga foi Marina que tinha Olho de Shiva, uma noite essa menina levou Viviane para fazer uma viagem ao passado ao qual ela pertenceu um dia. Com 17 anos ela conhece Priscila, Viviane mostrou suas poesias de amor para a nova amiga.  Três anos depois Bruno pedia para Priscila se conhecia um Médium. Ela falou que conhecia, mas já fazia algum tempo que não se viam. Eles foram encontrar a médium Viviane e seu marido onde eles moravam. Viviane ficou chocada com o que viu quando incorporou o espírito do pai de Bruno e ao despertar não se lembrava de nada do que aconteceu, mas Bruno explicou tudo o que tinha ocorrido.
No outro fim de semana Priscila e o namorado foram para  hotel fazenda da tia, porém nesse dia Bruno não recebeu noticia de seu pai. Mais tarde recebera a visita de um Anjo de Luz que explicou que o pai não falaria mais com ele.
Ele seria o mensageiro dali pra frente. Os dias foram passando e a presença do anjo ficou mais freqüente. A vida de Bruno tomou rumo diferente, ele e Priscila se separaram e uma nova pessoa surgiu assim como novos desafios, medos e esperanças.
E por fim notícias maravilhosas transformam a vida de Bruno por completo e para sempre.
Um livro que traz os anjos de volta, mais próximos de nós, com uma história linda e emocionante.
Resenhado por: Jaqueline S.




Título: Lua Negra
Autor: Laura Elias
Editora: Mythos Books
Número de páginas: 185
Ano: 2010

Lua Negra
Este romance conta a história de Megan Grey, que é apaixonada por Bill Stone, vocalista de uma banda de rock e rovdyr, uma espécie de vampiros que caçam os vampiros que se alimentam de sangue humano.
Megan tem 17 anos, é estudante e mora em Red Leaves, enquanto Bill está fazendo alguns shows em Los Angeles uma grande nevasca atinge a cidade, nesta noite alguns vampiros vão até a casa de Megan e protegem a família. Megan recebeu sangue de Bill transforma-se em um animal, ao voltar ao normal é encontrada por Pops que a leva até a mansão de Bill, onde mora Pops, Bill, Saimon, Cristian e os demais integrantes da banda.
Durante uma forte nevasca que arrasou a casa de Bill, ele morreu, e o sangue humano de Megan foi usado por doutor Strideus para ressuscitá-lo.  Os Rovdyrs e vampiros fizeram um acordo para que pudessem lutar juntos na guerra, e em uma noite Megan usa seus instintos e vai até a casa de Bill, mas lá encontrou alguns ferozes rovdyrs.
Na guerra, Bill e Joseph que também era apaixonado por Megan, planejam um ataque aos ancestrais. Não conseguiram ter sucesso.
Megan tentava fugir do local onde estava, mas encontrou Sebastian transformado, com o corpo todo deformado. Ela estava com dificuldade em locomover-se, pois tinha muita neve, conseguiu entrar em contato mental com Bill, lhe passou algumas informações e desmaiou. Quando ele a encontrou, ela estava praticamente morta, ele não queria ver ela morrer então deu de seu sangue a ela.
Megan passou alguns dias no hospital e quando acordou Bill contou tudo que havia acontecido, os dois estariam unidos para sempre por causa do sangue.
Ela completou 18 anos e ganhou uma grande festa, seu maior presente foi uma noite de amor com Bill Stone. Na madrugada ela recebe um telefonema, ciente de que Bill tomou um choque quando Alice lhe disse que os corpos de Nick e Lizandra foram deixados na casa de Bill, o que indicava que a paz havia acabado e a guerra iria começar.
Resenhado por: Jackson Everton Scatolin.

 

Título: No dia do meu Aniversário
Autor: André Bogado.
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de páginas: 277
Ano: 2011

No dia do meu Aniversário
No apartamento, na Alameda Jaú, Esther foi encontrada morta. A ideia inicial é de que ela teria se suicidado, motivos? Até aquele momento não haveria nenhum, mas os indícios de que era um suicídio não faltavam: na mão direita de Esther havia pólvora, a arma estava do lado de seu corpo e a chave do apartamento estava por dentro. Sendo assim as investigações foram encerradas e o inquérito foi arquivado. Após um mês do ocorrido, Simon e Sara pais de Esther, foram aconselhados a procurar um detetive, já que não acreditavam que a filha havia se suicidado; procuraram então Heitor Pinheiro, antigo promotor de justiça aposentado, e seu amigo Serafim. No início os dois acreditam que ela havia se suicidado devido às circunstâncias que o crime ocorreu, mas quando é dito que o tiro foi no meio da testa, e que a arma era de calibre 38, a situação muda completamente. Os dois então começam uma busca implacável por provas e pelo assassino, até que Cícero, o porteiro do prédio que estava em serviço no dia do crime, foi morto brutalmente quando estava no ponto de ônibus, com três tiros nas costas. As suas últimas palavras foram: “no dia do meu aniversário”. O que isso poderia significar? Teria relação com a morte de Esther? Para isso Pinheiro e Serafim deveriam “entrar de cabeça” no caso de Esther. Muitos foram ouvidos, provas foram encontradas, outros se alhearam no caso para ajudar, ora as suspeitas estavam para filha de Esther, ora para o namorado de Cristina (a filha), teve momentos em que a suspeita estava nos pais dela, mas não era ninguém mais do que o ex-namorado, conhecido pelo nome de Mauricio, mas na verdade ele era o famoso Godoyzinho, procurado pela justiça por dar golpes em mulheres de meia idade para ficar com o dinheiro delas. Prometendo então para Esther que eles iriam comprar uma casa, pediu dinheiro, dizendo que ela entraria com uma parte e ele com outra, já que Esther não passava de mais uma vitima dele. Meses antes, ele havia terminado com ela para ficar com uma socialite, com ela, ele teria muito dinheiro poderia forjar a morte dela também. Descoberto quem matou ela, Godoyzinho foi preso, e a frase “no dia do meu aniversario” foi enfim descoberta: o DVD com a filmagem do dia em que Esther foi morta estava com a data de aniversário de Cícero, assim o criminoso seria descoberto. Um belo livro para os que gostam de histórias policiais e de suspense.
Resenhado por: Kamilla Nardi.

 


Título: O Pote Mágico
Autor: Márcia Pitta
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de páginas: 131
Ano: 2011


O Pote Mágico
O livro começa contando a história de três amigos, Maurinho que só pensa em brincar, Julhinho que gosta muito de ler e Marilu.
Certa tarde Maurinho e Marilu estão discutindo sobre o futuro, quando de repente Julhinho aparece trazendo a notícia que um balão está caindo no terreno do vizinho, então ao chegarem lá o balão está em chamas prejudicando o solo daquele terreno baldio.
A partir desse dia, Maurinho, Julhinho e Marilu começam a se encontrar todos os finais de semanas para discutir esse problema. Então eles têm a excelente ideia de criar uma espécie de clube para explicarem os problemas que os balões podem trazer.
Então o irmão de Marilu decide ajudar, pois conhece muitos baloeiros onde estuda. A partir daí as coisas começaram a melhorar, eles construíram um galpão onde na inauguração foi feita uma palestra com Fernando, um ex-baloeiro, que ensina como fazer balões ecológicos.
Ao final do livro é citado que  Marilu se apaixona por Fernando, esse amor sofre muitas críticas, pois Fernando é vinte anos mais velho que ela. Julhinho virou Dr., pois queria ser um homem reconhecido.
No livro “O Pote Mágico” é muito citado a questão dos balões que prejudicam o meio ambiente e que quando as pessoas se unem, podem fazer coisas extraordinárias.
Resenhado por: Roberta Telles de Lima.




Título: P. S. Eu Te Amo
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito.
Número de páginas: 252
Ano: 2013

P. S. Eu Te Amo
Holly conhece Gerry na infância e eles se tornam amigos e acaba nascendo um grande amor entre eles, ninguém consegue separar os dois. Eles crescem e se casam.
Algum tempo depois  uma grande tragédia acontece. Gerry morre. Holly fica muito triste por perder seu grande amor, sua família vê seu sofrimento e começam a lhe apoiar no que ela precisa.
Em seu aniversário de 30 anos, Holly descobre que Gerry antes de morrer escreve uma carta para cada mês da vida dela sem ele. Tudo o que estava escrito na carta que Gerry deixou ela segue e faz.
Depois de um tempo ela descobre que sua melhor amiga Sharom está grávida e Deni fica noiva. O nome do filho de Sharom será Gerry e como prova de amizade Holly será a madrinha. Ele nasce em Janeiro e ela segue sua vida porque sabe que a vida é para ser vivida. Mesmo Gerry tendo morrido Holly continua amando-o.
Resenhado por: Giseli Andrade
 

Título: Cai o Pano (Hercule Poirot)
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 217
Ano: 2009

Cai o Pano (Hercule Poirot)
Hercule Poirot é um famoso personagem de Agatha Christie o investigador da maioria de seus romances policiais. No fim de sua carreira e com a saúde muito debilitada, ele retorna ao local de seu primeiro caso: Styles.
Certo de que um perigoso assassino está hospedado no mesmo hotel que ele, solicita a vinda de seu fiel escudeiro Arthur Hasting para ser seus olhos e ouvidos.
Os hóspedes eram pessoas conhecidas ou indicadas aos Huthell, proprietários do local, de modo que nenhum era suspeito ou aparentemente não possuía ligação com nenhum dos crimes.
Poirot já vinha investigando o assassino e sabe quem é, porém se recusa a revelar ao amigo, afirmando que ele não saberia disfarçar perante o criminoso, podendo agir impulsivamente, colocando em risco além da sua vida também a de seu melhor amigo e a de sua filha Judith.
Hasting tem um grande desafio, descobrir o método de um assassino que cometeu cinco crimes, em locais diferentes e aparentemente todos os casos foram “solucionados” e alguém foi condenado pelo crime.
Resenhado por: Angêla Maria Bedim.


 

Título: Estação Paraíso
Autor: Ricardo Stumpf
Editora: Novo Século
Número de páginas: 214
Ano: 2007

Estação Paraíso
Álvaro e Marcos são dois jovens estudantes do curso de jornalismo que apesar de personalidades diferentes possuem uma grande amizade.
Recém formada, a bióloga Márcia, namorada de Marcos, consegue um emprego na EHF, uma instituição não-governamental de  pesquisa e proteção ambiental.
Um dos professores de Álvaro convida-o a participar de uma sociedade secreta que possuía o nome da instituição que a namorada de seu amigo trabalhava. Suas misteriosas reuniões eram realizadas em uma sala secreta entre os túneis da Estação Paraíso, no metrô de São Paulo.
Diversas atitudes suspeitas de ambas as instituições fazem com que os amigos embarquem numa aventura perigosa e misteriosa, desvendando os obscuros interesses e ações criminosas dessas organizações, onde o discurso ambientalista é o caminho para a manipulação das pessoas de acordo com os interesses econômicos e ideológicos dos financiadores e mentores dessas organizações.
Resenhado por: Angela Bedim


Título: Pelas Frestas do Telhado
Autor: Marcio Ribeiro Leite
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de páginas: 285
Ano: 2012

Pelas Frestas do Telhado
O livro relata a história de Valdirene Gomes (protagonista), a filha mais nova de cinco irmãs. Valdirene é uma menina pobre, que mora no sertão e a cada dia se depara com um novo problema que terá de enfrentar.
Quando ainda era criança passou por uma experiência que mudaria totalmente sua vida e de sua família. O filho do coronel da região chega em sua casa pedindo um copo d’água. Valdelice (sua irmã mais velha), trouxe o copo de água para o moço, então Valdelice acaba se apaixonando por ele e o rapaz se aproveita disso. Valdelice, então grávida, tem de contar  a notícia à família e sabia que não iria agradar, afinal seria uma criança a mais para ser alimentada, um lugar a mais na casa para ser ocupado, e como teria de cuidar de seu filho, uma pessoa a menos para ajudar no trabalho. Ao dar a notícia à família, seu pai teve um ataque de fúria e acaba matando-a, depois quando se dá conta do que fez, foge sem deixar pistas. Depois da tragédia Valdirene se muda para a cidade grande junto com sua família. Lá enfrenta grandes dificuldades. Passam a morar na rua, passam fome e tem de encarar de perto a realidade das ruas. Após algum tempo, Valdirene decide estudar para poder dar um futuro melhor para sua família. Então ao voltar a estudar as oportunidades começam a aparecer em sua vida e ela tem finalmente oportunidade de ser feliz.
Após completar os estudos começa um curso onde obtém sucesso financeiro.
Porém o desejo incessante de encontrar sua família, que um dia deixara para trás a atormenta. Assim ela faz uma viagem ao seu passado por experiências que modificarão sua vida para sempre.
Resenhado por: Cynthia Cristina Casanova.


Título: No Vermelho – Crônicas para rir e para contar
Autor: Arisson Tavares
Editora: Novos Talento da Literatura Brasileira
Número de páginas: 125
Ano: 2013

No Vermelho – Crônicas para rir e para contar.
É um livro divertido em que o autor relata diversas situações vivenciadas no dia-a-dia por qualquer pessoa. Você pode perceber que a vida não precisa ser levada tão a sério, e conseguirá rir de você mesmo em alguns casos. É uma leitura muito agradável e divertida.
Resenhado por: Mariana Masiero Fianco.


Título: A Breve Segunda Vida de Bree Tanner – uma história de Eclipse
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 190
Ano: 2010

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner -  uma história de Eclipse.
Bree era uma jovem drogada e que não tinha muitas oportunidades em sua vida, ela encontrou Riley que transforma ela em uma vampira.  Recém transformada ela não entedeu por que foi “escolhida”.  Bree conhece Diego, amigo de Riley, que também se questiona por que foi “escolhido”. Ela percebe que sente mais que amizade por ele. Mesmo Bree sendo uma recém-criada, antes da transformação era quieta para não ser muito “notada”, ela é orientada por Riley para não matar a sua vontade por sangue humano.  Diego também seguia muito Riley, como não sair ao sol e segurar o máximo a vontade de sangue, e juntos começam a caçar humanos como manda o seu instinto.
Os dois se perguntam como e por que foram transformados, descobrem que existe Victória uma vampira, ela comanda Riley e o exército dele para a “luta” contra os Cullen.
Essa guerra não é dela, mas ela terá escolha ou foi transformada apenas para esse fim?  Eles conseguirão vencer os Cullen, e quem são eles?
Todas essas perguntas deixam Bree com medo da batalha e do futuro.
Resenhado por Leticia Maria Biazussi.


Título: Passaporte Para a Vida
Autor: Alejandro Bullón
Editora: Casa Edições
Número de páginas: 159
Ano: 2002

Passaporte Para a Vida.
Com uma linguagem clara em transpor a essência de Deus na vida das pessoas, o livro mostra as principais dificuldades que o ser humano sofre hoje em dia ao estar afastado de Deus.
Em todo o livro faz as perguntas que geralmente nós fazemos como: Por que  estou nesse mundo? Para onde vai à humanidade? Deus existe? Entre outros questionamentos, ajuda-nos a refletir sobre as possíveis respostas para todas essas perguntas sempre baseado em Deus, na Bíblia, usando os salmos. Para cada pergunta conta uma história que nos ajuda e encontrar respostas e um significado para a nossa existência.
É um livro muito bom para quem está com auto-estima baixa, achando que Deus os abandonou, mas ao contrário Deus tem sempre um plano para cada um de nós e este livro nos ajuda a entender isso.
 Resenhado por : Thalia Karise Broch.


Título: O Fuzil e a enxada – História Militar do Sudoeste Paranaese
Autor: Ana Luiza Setti Reckziegel; Ronaldo Zatta; Nelci Zatta; Leomar Rippel
Editora: Grafisul
Número de páginas: 228
Ano: 2012

O Fuzil e a Enxada
Conta a história militar do Sudoeste paranaense. O sudoeste paranaense se localiza na fronteira do Brasil e Argentina e sempre foi área de disputa entre os dois países.
A marcha para o Oeste foi realizada pelo governo Vargas para ocupar essa região. A Escola Superior de Guerra (ESG) desenvolveram política de Segurança Nacional.
Brasil e Argentina tiveram incidentes diplomáticos para tentar impor ao vizinho um projeto de hegemonia no Cone Sul. Essa disputa ficou conhecida como Questão das Missões ou Palmas.
Esta situação de disputa foi resolvida através da atuação diplomática do Barão do Rio Branco em 06 de fevereiro de 1895.
Em 1957 o exército participou na revolta dos posseiros em prol deles. Houve muitas mortes durante essa revolta. Os colonos e os militares do exército que se fixaram na região, construíram em conjunto uma base de crenças e valores que resultou em uma visão de mundo semelhante, definindo um comportamento político típico nas décadas de 1960 a 1980.
De pequenos favores a ajudas importantes o Exército se firmou como instituição necessária no período de colonização, houve a aceitação de militares negros no único clube social de Francisco Beltrão.
O exército apoiou os colonos evitando a ação dos jagunços contratados pelas companhias de terras rendeu-lhes o título de guardião das terras em litígio.
A presença militar do Sudoeste paranaense se confunde com a própria história da colonização da região , podemos afirmar então que o exército através de seus soldados que se fixaram na região contribuíram para a formação de uma identidade política regional regrada por normas próprias  que se distinguem do resto do país.
A intenção da comunicação é apresentar algumas controvérsias e desacordos que rondam o caso da guerrilha do coronel  Cardim, o que impediram até o momento, a elaboração de uma versão aceita como verdade história do episódio.
A ideologia de criação do herói regional (Tenente Camargo) com diversas homenagens pós-morte, fez com que o povo se sentiu como parte do combate,  criando-se no sudoeste a “memória coletiva”.
Pode-se afirmar, através da análise do livro de Registro Histórico do 16º esquadrão de Cavalaria Macanizada, que o pequeno efetivo dessa organização nunca foi empecilho para seu emprego em diversas atuações, em alguns momentos cumprindo ordens do escalão superior a quem estava subordinado, em outros desobedecendo essas ordens o que resultou em pesadas punições disciplinares como prisões e licenciamento do seu efeito.
Resenhado por: Jéssica de Oliveira.



Título: Pedaços de Mim
Autor: Márcia Ribeiro Pitta
Editora: Scortecci
Número de páginas: 90
Ano: 2006

Pedaços de Mim
Este livro traz poesias maravilhosas que fala sobre, de certa forma, autoconhecimento e da visão da autora sobre ela mesma e sobre como ela vê o mundo e tudo o que a rodeia. Fala de sentimentos e emoções que se referem ao amor, à vida, que fala do dia-a-dia.
São poesias simples, mas que fazem a gente pensar bastante e são muito gostosas de ler. Gostei muito de ler as poesias do livro “Pedaços de Mim”.
Resenhado por: Jaqueline Carlin.


Título: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de páginas: 413
Ano: 2009

Em Chamas
No segundo livro da saga Jogos Vorazes “Em Chamas”, faz a continuidade da história, mostrando como Katniss e Peeta, vencedores dos jogos, estão vivendo no Distrito 12.
Eles são muito populares nos distritos, pela forma como desafiaram o governo nos jogos. E enquanto eles, os vencedores, posam para cartazes tentando amenizar os atritos, alguns distritos já estão se revoltando, causando rebeliões.
Mas quando Katniss pensava em estar salva por ter vencido os jogos, surge o massacre Quaternário, é os jogos onde participam dois vencedores dos jogos vorazes anteriores. Sem opção de não participar Katniss e Haymitch, seu mentor dos jogos, decidem que farão de tudo para que Peeta ganhe o massacre, incluindo a morte de Katniss, sendo que Peeta não sabe deste plano que, obviamente ele não concordaria, por ser apaixonado por ela.
 Resenhado por: Fernanda Candiotto.


Título: Você Pode Curar Sua Vida
Autor: Louise L. Hay
Editora: Best Selle
Número de páginas: 251
Ano: 1984

Você pode Curar a Sua Vida
“Você pode curar sua vida” é um livro para buscar a cura de uma doença ou uma situação desagradável na vida.
O livro é uma obra de auto-ajuda, que acaba  mexendo muito com o leitor, ele trás dicas, conselhos e sugestões de novos pensamentos e interpretações dos fatos que acontecem em nossa vida.
A obra de Louise Hay, trás histórias de pessoas que com apenas bons pensamentos curaram suas vidas.
Um dos fatos acontecidos foi a cura de um câncer com apenas uma virada total em sua mente, afastando-se dos comportamentos e pensamentos prejudiciais e tendo uma nova visão de vida.
Resenhado por: Bruna Karolyne Bett.


Título: Memórias Espirituais de um Gato
Autor: Áurea Gervasio
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de páginas: 181
Ano: 2011

Memórias Espirituais de um Gato
Jake era um gato siamês, nasceu por último na sua ninhada e logo após o nascimento foram parar em um Pet Shop. Como foi o último a nascer, seus irmãos não deixaram que ele comesse direito.
Jake era o mais pequenino e fraco, ninguém queria adotá-lo, mas no mesmo dia  um magrelo entrou no Pet Shop, ficou meio em dúvida, porém acabou levando o gatinho.
Chegando em casa largou Jake no quintal, foi correndo abrir a porta e chamou Jake, mas o gato foi nos seus passas lentos. Ele notou que aquele gato não era igual ao seu falecido cachorro.
O dono de Jake era um escritor que estava alavancando sua carreira e precisou se mudar para outro lugar. Lá Jake  conheceu Tigresa.
Jake não ficou muito tempo com Tigresa, mas o amor eterno e verdadeiro faz retornar, como as pombas que voam longe e sempre retornam aos pombais.
RELATO
Quando tinha 5 anos eu tinha um gatinho siamês que se chamava Fofo. Ele tinha esse nome por ter os pelos compridos e macios da cor cinza esbranquiçado. Seus olhos eram azuis da cor do céu, ele era lindo e mancinho. Sua comida preferida era ração e todo o dia quando eu chegava da creche ele vinha correndo me encontrar.
Já estava acostumado a me esperar na estrada, mas um dia cheguei e ele não estava lá. Tinha desaparecido, nunca mais voltou. Minha mãe disse que alguém levou ele embora. Até hoje sinto muitas saudades do meu amiguinho Fofo.
Resenhado por: Wandré Borges


Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de páginas: 400
Ano: 2011

Jogos Vorazes
Inicialmente se passa nos Estados Unidos, que no futuro sofreu um período de guerra que alterou todo o país, que passou a ser dividido em treze distritos e passou a se chamar Panem. Houve um tempo em que os distritos se revoltam contra a capital, o que gera o fim do distrito treze e se inicia os Jogos Vorazes, onde são escolhidos um casal por distrito, um menino e uma menina de 12 a 18 anos, que passam a ser chamados de tributos e vão lutar em um lugar escolhido pela capital, onde somente 1, de 24 tributos volta vivo.
O sorteio ocorre no distrito doze onde mora Katniss Everdeen, e a sorteada foi sua irmã de 12 anos, Katniss se tornou voluntaria para que sua irma não fosse, pela pouca idade que tinha, o menino sorteado foi Peeta Mellark, então Katniss e Peeta foram ate o local designado pela capital para lutar nos jogos vorazes.
Em suas apresentações a menina do distrito doze ficou conhecida como Katniss Everdeen a garota que pega fogo, pois sua fantasia era absolutamente incrível, e depois de atirar uma flecha aos jurados e os surpreender tirou a nota 11.
No primeiro dia de jogos, morre quase metade dos tributos. Muitas coisas aconteceram, e depois que Peeta e Katniss eram os únicos sobreviventes, a capital estipulou uma lei onde os dois poderiam ficar vivos, mas logo após deu o sinal de que apenas um deles poderia sobreviver, como nenhum ia matar o companheiro, Katniss deu a ideia de os dois comerem juntos uma fruta para que caíssem juntos, Peeta aceitou, e na hora que foram comer a capital novamente disse que os dois poderiam ficar juntos.
Peeta e Katniss foram os sobreviventes dos Jogos Vorazes.
Resenhado por:  Deizimara Polita Antunes



Título: O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira Participações S.A.
Número de paginas: 365 
Ano: 2005



O caçador de pipas
O autor conta a história de dois jovens, Amir e Hassan. Amir é rico, órfão de mãe e tem uma relação não muito próxima com seu pai, o baba. Amir tinha um melhor amigo, Hassan, os dois cresceram juntos exatamente como seus pais, apesar de serem de etnias completamente diferentes, possuíam um laço muito forte que ligava ainda mais os dois meninos: foram amamentados pela mesma mulher. Hassan Não sabia ler nem escrever, mas, era conhecido por sua coragem, lealdade e dignidade, tinha sempre destaque na competição (campeonato de pipas) que acontece no início do inverno no Afeganistão. Quando, finalmente, aos 12 anos, Amir com a ajuda de Hassan consegue ganhar essa competição, fato que enche seu pai de orgulho, Hassan corre para resgatar a pipa vitoriosa de seu amigo “por você faria isso mil vezes” e se depara com Assef, um menino mais velho e cheio de más intenções. Amir que nunca foi corajoso sai atrás do amigo e presencia uma cena que mudaria completamente suas vidas. Nesse dia Hassan deu a chance de Amir se tornar um grande homem, porém, ele permaneceu ali, imóvel, incapaz de agir em favor do amigo.
Amir fica com sua consciência afetada, já não consegue ser o mesmo, para ele a presença de Hassan se tornou insuportável, perdido em sua tamanha estupidez, prepara uma armadilha e acusa seu melhor amigo de roubo. Hassan mais uma vez prova sua lealdade confessando o ato de que foi acusado. Hassan e seu pai vão embora, deixando o pai de Amir completamente abalado.
Algum tempo depois o Afeganistão é invadido e destruído pelo regime Talibã, Baba e Amir se veem obrigados a deixar sua casa de luxo e fugir para os Estados Unidos, onde passam a ter um vida simples, sem as regalias que tinham antes, possuindo somente o básico para sobreviverem. Mais tarde, Baba adoece, Amir se casa com uma linda jovem de mesma origem e junto com sua esposa cuidam de Baba até a morte. Amir se torna o que sempre sonhou: Escritor romancista.
Vinte anos se passam e Amir recebe um telefonema de Rahim Khan, melhor amigo do seu pai na época em que viviam no Afeganistão. Rahim Khan diz estar muito doente e precisa encontrar Amir, nesse encontro muitos segredos são revelados, Rahim Khan conta que Hassan e sua esposa foram executados pelo Talibã e seu filho está em um orfanato. Rhaim Khan faz um ultimo apelo, que Amir vá procurar o filho do amigo. Nessa busca Amir terá que reviver seus temores do passado, lembrar-se das maldades que fez contra seu melhor amigo, inclusive, enfrentar Assef, seu grande inimigo, porém, Amir precisa se redimir daquele que foi o maior engano da sua vida e que ainda o tortura depois de tanto tempo.

Resenhado por: Mariluci Mensor (Professora)
  

Título = Querido John
Autor = Nicholas Sparks
Editora = Novo Conceito
Número de páginas = 288
Ano = 2006

Querido John
Conta à história de um jovem chamado John que foi criado pelo seu pai desde que tinha um ano de idade e que nunca conheceu sua mãe.
Ele descreve seu pai dizendo que ele raramente demonstrava emoções, onde abraços e beijos eram raros e quando apareciam eram sem vida e sem desejo.
Ele morava em Wilmington na Carolina do Norte. Seu pai tinha uma grande coleção de moedas e ficava observando-as no escritório quase a noite toda.
Com 14 anos, John ficava pouco tempo em casa, porque viu que enquanto seus amigos tinham dinheiro para ir ao cinema, ele não ganhava dinheiro nem para comer um hambúrguer.
No ensino médio John mudou suas notas e começou a sair com um grupo de pessoas que não se importava com nada.
Seu pai às vezes falava em faculdade, mas John já estava decidido em não fazer. Após a formatura seu pai percebeu que ele não iria para a faculdade e por isso se trancou no escritório. Dois anos após a formatura ficou vagabundeando de um trabalho para outro, bebendo cerveja e saindo a noite.
Num certo dia após ser demitido, comprou seis latas de cerveja e foi até a praia se sentar e pensar o que estava fazendo com sua vida, lá viu dois fuzileiros navais que erradicavam calma e confiança e disse a si próprio que também podia.
Após entrar para o exército, treinou muito e decidiu entrar para a infantaria onde aprendeu a matar pessoas e quebrar coisas, por isso foi enviado a Alemanha.
Passou sua primeira licença em casa, a segunda em Las Vegas, lá mudou, foi promovido de soldado a cabo e seis meses depois a sargento.
Tinha um grande amigo chamado Jony que falava que John deveria namorar, mas ele disse que não.
Na terceira licença voltou para casa. Numa tarde de junho foi até uma praia com sua prancha de surfe, lá viu umas garotas caminhando, quando chegou perto e disse “ei” a loira deu uma olhada e a morena disse “olá” sorrindo.
Ele ficou de olho nelas e em suas conversas, quando chegou dois rapazes e eles estavam perto de um morro, de repente um dos rapazes derrubou a bolsa da morena na água. John havia se encantado por aquela garota e por isso se atirou no mar salvando a bolsa.
Ele ficou muito feliz e convidou-a para sair, no meio do caminho ela se apresentou por Savannah, ela disse que haviam alugado uma casa ali perto e que  construíam casas para as pessoas que precisavam.
No segundo dia voltaram a conversar e ele disse que era do exército. Ela o apresentou a seu amigo Tim. Jantaram e John foi embora. Logo chegou a hora de voltar para a Alemanha. John estava apaixonado por Savannah. Ela queria viver aquele momento e repeti-lo para sempre. John havia levado Savannah para muitos restaurantes e também para conhecer seu pai.
Savannah disse para ele que seu pai sofria de uma doença chamada de Síndrome de Asperger, e ele ficou muito irritado e começaram a discutir. Savannah começou a chorar e Randy vendo aquela cena quis segurá-lo mas John foi mais rápido quebrando seu pulso, Tim também tentou segurá-lo e John quebrou seu nariz, Savannah ficou horrorizada e por isso brigaram até que Jim conseguiu juntá-los novamente após pedir desculpas a ele.
No outro dia se encontraram e Savannah o perdoou entregando uma carta para ele ler no avião enquanto viajasse para a Alemanha.
Savannah jurou que o esperaria até o outro ano para se casarem e disse para ele observar a lua e lembrar-se do que tinham vivido juntos.
Lá na Alemanha John seguiu todas as recomendações e pediu transferência para os Estados Unidos,  mas não teve êxito. Savannah enviava cartas a cada 10 dias e John contava os dias para ver sua amada.
Em junho de 2001, recebeu sua licença partindo para Wilmington. Ela foi buscá-lo no aeroporto e o levou para conhecer seus pais. Ele adorou a visita, após foi visitar seu pai e conhecer o apartamento que Savannah havia comprado, lá tiveram uma bela noite de amor, mas nessa licença começou as brigar por ciúmes porque ela havia se formado em pedagogia e não tinha tempo de se encontrar com ele.
Logo se acertaram e John voltou para a Alemanha, tudo estava bem ate dia 11 de setembro, lá viu uma fumaça saindo das torres gêmeas e do pentágono. Testemunhou o desabamento e sentiu a fúria da Casa Branca e os Estados Unidos entraria numa guerra.
Por causa disso, ele se alistou por mais dois anos. Savannah entendeu, mas ficou decepcionada e por isso dias depois mandou uma carta para ele falando que deveriam acabar tudo.
Ele ficou chateado por muito tempo e nesse tempo recebeu a noticia que seu pai tinha tido um infarto, ganhou uma licença e foi visitá-lo.
Em marco de 2005 seu pai teve um segundo ataque que levou a uma pneumonia e á vários dias na UTI, ele havia ficado fraco e John teve de contratar uma enfermeira para cuidar dele, ele comia só sopas enlatadas.
Após essa visita seu pai morreu e deixou suas moedas como testamento.
John voltou para Lenoir e foi procurar Savannah, encontrou-a, mas ela havia se casado com Tim. Quando John foi visitá-lo encontrou-o num hospital com um grave câncer.
Tim disse que se ele morresse era para John cuidar de Savannah porque sabia que eles se amavam, John ficou muito triste, mas resolveu vender suas moedas de forma anônima e ajudar Tim a fazer um tratamento, Tim sobreviveu ao final do tratamento e John até hoje é apaixonado por Savannah, mas aprendeu o significado do amor e por isso deixou que eles vivessem juntos.
Resenhado por: Jéssica de Oliveira


Título = Terra das Sombras – Os Imortais
Autor: Alison Noël
Editora: Intrínseca
Páginas: 269
Ano: 2009

Terra das Sombras – Os Imortais
É uma história de amor de Ever e Damen que passariam a enfrentar diversas coisas ruins para ficarem juntos. Quando eles quase conseguem ficar juntos, um feitiço atinge Damen e com isso não pode tocar ou beijar Ever porque a levaria a “morte”, ela caiu na terra das sombras.
Para eles o amor não tem fim, a magia podia ou ajudaria a quebrar o feitiço, Jude, um jovem surfista poderia fazer isso. Jude era um mago de família com um passado misterioso. Ever não gostou muito do jeito de Jude.
Ever vai atrás de Roman, pois foi ele que fez o feitiço. Damen tem saudade de tudo, de poder tocar em Even.
A história começa quando os dois tentam achar uma solução para eles conseguirem se tocar e se amar.
As coisas começaram a melhorar quando Jude decide ajudar Ever, ela terá de arrumar um emprego na loja de exotéricos. Ever fica frente a frente com Roman. Ele era ruim e ela tinha que escolher o antídoto ou a sobrevivência da pessoa que ela ama. O que será que ela escolheu?
Resenhado por: Elen Verônica Batista dos Santos


Título = Se Houver Amanhã
Autor: Sidney Sheldon.
Paginas: 434
Editora: Best Bolso
Ano: 11 ed. 2013

Se houver amanhã
Tracy tinha uma vida normal até que sua mãe morreu. A partir disso sua vida vira de ponta cabeça. Tentando descobrir o que levou sua mãe a suicidar-se, acaba sendo presa por um crime que não cometeu. Tracy é condenada a 15 anos de prisão.
Abandonada e rejeitada pelo noivo, se vê sozinha em um mundo totalmente diferente.
Na cadeia Tracy passa por coisas horríveis, inclusive perdendo o filho que esperava. Com tanto sofrimento ela decide se vingar de todos que a prejudicaram. Provando sua inocência e sendo livre novamente, acaba se vingando de toda a máfia,
Decidida a recomeçar sua vida em Nova York. Procura um homem que sua amiga de cela sugere e começa a trabalhar em um pequeno negócio de “jóias”. Tracy se torna uma das maiores ladras de arte e jóia.
Em um de seus roubos conhece Jeff Stevens, seu concorrente, e com ele vive uma relação de amor e ódio.
Resenhado por: Bruna Karolyne Bett 



Título = Sherlock Holmes – O Cão dos Baskervilles
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Páginas: 152
Editora: Melhoramentos
Ano: 1999

Sherlock Holmes – O cão dos Baskervilles
Mais uma vez um caso instigante cai nas mãos de Sherlock Holmes e seu fiel amigo Dr. Watson. Onde procuram responder se a morte misteriosa de sir Charles Baskerville foi provocada por uma lenda que aronda a família Baskerville da qual determina que o herdeiro tenha um fim trágico, ou provocado por um assassino,
Holmes usa toda sua façanha e especialidade nesse caso, contando com a ajuda de Wotson, grande componente nesta investigação. Uma história misteriosa, reveladora, que acrescentou mais um grande caso em sua carreira inquestionável.
Resenhado por: Fernanda Candiotto.



Título = A Última Música
Autor: Nicolas Sparks.
Páginas: 397
Editora: Nova Conceito
Ano: 2010

A última música
A última música conta a vida de Ronnie, uma garota que é obrigada a ir passar o verão com seu pai que não conversava há mais de três anos. Ela rejeita se aproximar dele e conhece Blase, uma garota que namorava Marius, um garoto barra pesada. Ele fica maluco por ela e faz Blase se fingir de  inocente num roubo, jogando toda a culpa para Ronnie, felizmente ela não foi presa, mas conheceu Will que trabalhava no aquário e ele tenta conquistá-la ajudando-a a cuidar de um ninho de tartarugas.
Isso é o que os aproxima cada vez mais, seu pai e ela estavam convivendo melhor, até tinha apresentado Will a ele, mas Marius morre de ciúmes e tenta afastá-la, mas não consegue. O pai de Ronnie descobre que tem uma doença grave, e ela decide voltar a tocar piano para ele e em seu leito de morte ela toca para ele a última música. Uma música que ela mesma compôs e algum tempo depois ele acaba morrendo.
Ela não quer deixar Will, mas é obrigada, em Nova York ela e seu irmão são consolados por sua mãe, por não saberem como lidar com a morte de seu pai, ela volta a escola de música onde ela aprendeu a tocar, se torna aluna novamente. Então está muito feliz pela vaga que conseguiu em homenagem ao seu pai e tem uma surpresa com Will, que diz que veio para ficar com ela em Nova York.
Resenhado por: Eduarda A. L.


Título = Para Sempre – Os Imortais
Autor: Alyson Noël
Páginas: 255
Editora: Intrínsica 
Ano: 2009

Para sempre – Os imortais
Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup tinha um namorado. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Ate que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família passou por uma (EQM) Experiência de Quase Morte depois disso tudo ela muda de cidade, de escola, de amigos e agora, alem de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. É insuportável. Ela esconde-se sob um capuz r não tira dos ouvidos os fones do i-pod, cujo som alto encobre o som das mentes a seu redor. Ate que surge Damen. Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ever não entende o porquê disso, mas é incapaz de resistir à paz que ele lhe proporciona, a sensação de novamente ser, uma pessoa normal. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida... e apaixonada.
Ever passa a morar com sua única parenta viva, sua tia Sabine, irmã gêmea do seu pai. Sabine é uma mulher muito ocupada, trabalha o dia inteiro e não possui namorado ou filhos, mas faz de tudo para vez a sobrinha feliz. Ela não faz a menos ideia dos dons que Ever tem afinal a garota não seria louca de contar e parar internada num hospício. No colégio, seus únicos amigos são os mais estranhos e excluídos, só eles não se importam com seu jeito. Quando Damen Auguste aparece na escola, todos ficam impressionados com a beleza do aluno novo, menos Ever que o ignora o dia todo. Mas ao ver seus olhos e ouvir sua voz, ela se sente segura, como se fosse completa outra vez. Apesar de tudo ela não deixa de notar que ele não possui aura e sempre que está com ele todas as vozes em sua mente se silenciam, e é realmente estranho o jeito que ele se move tão rápido e faz aparecer tulipas vermelhas do nada.
Esse romance vai bem alem de uma simples paixão, é algo que vem de outras vidas, é o que chamamos de amor verdadeiro. Alyson Noel aborda tópicos interessantes no livro como imortalidade, reencarnação, chacras, poder de mente, etc.
Resenhado por: Bianca Candiotto




Título = Sereia
Autor: Tricia Rayburn
Páginas: 306
Editora: Verus
Ano: 2011

Sereia
Vanessa é uma garota muito bonita, mas isso ela não sabe porque acredita que sua irmã Justine, com toda a beleza que ela tem, conquista todos ao seu redor e é sempre o centro das atenções.
Vanessa é muito diferente de Justine, ela tem medo de várias coisas, desde o escuro até pular de penhascos e também não tem nenhum namorado, já Justine é muito aventureira e está sempre com algum menino.
Em um fim de semana, Vanessa, Justine, Simon e Caleb vão para um penhasco saltar no mar. Eles estão lá, pulando de alegria na água mais profunda de Winter Harbor quando uma terrível tempestade acontece, e eles saem do mar. Justine e seu namorado Caleb, resolvem pular mais uma vez, e nessa queda Justine corta a perna em uma pedra.
Vanessa acaba contando para a sua mãe o que houve e a mãe repreende Justine, a garota fica brava com a irmã e vai para o seu quarto. Mas Vanessa não imaginava que aquela seria a última vez que ela veria sua irmã viva novamente.
Na manhã seguinte acham Justine morta, todos acreditam que ela bateu com a cabeça em uma pedra no fundo do mar e morreu por traumatismo.
A família decide voltar para a cidade grande, mas após algumas semanas Vanessa decide retornar a Winter Harbor, porque ela descobriu alguns segredos de sua irmã e queria a ajuda de Caleb para desvendar os outros.
Infelizmente a garota não sabia que assim que Justine foi encontrada morta Caleb desapareceu. Simon, irmão de Caleb decide ajudar a garota a encontrar o irmão. E é em meio a essa busca que os dois irão se apaixonar e além de tudo mais corpos irão aparecer nas praias e todos com detalhes em comum: a menos de 1 km de distância e todos com um grande sorriso no rosto.
Resenhado por: Laura Gabriela de Oliveira


 Título = As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu
Autor: Mitch Albom
Páginas: 186
Editora: Sextante
Ano: 2004

As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu

Conta a história de Eddie um mecânico de um parque de diversões que morre no dia de seu aniversário de 83 anos de idade, tentando salvar uma garotinha. Eddie já estava cansado da mesma rotina de solidão e trabalho, passou o resto de sua vida se considerando um fracassado e ainda mais por Eddie nunca ter conseguido realizar seus sonhos e desejos. Mas ao acordar no céu Eddie encontra pessoas inesperadas que lhe mostram como ele foi importante para algumas pessoas e, que de alguma maneira estão ou estiveram ligadas a ele.
A primeira pessoa que Eddie encontra no céu foi o Homem Azul, que morreu, mas salvou Eddie de ser atropelado por seu próprio carro.
A segunda pessoa que Eddie encontrou no céu foi o Capitão, que também o salvou da morte, especificamente de ser queimado.
A terceira pessoa que Eddie encontra no céu foi Ruby, que na verdade não chegou a conhecer Eddie, mas que foi do nome dela que surgiu o nome do parque de diversões, “Ruby Píer”, que antigamente seu marido antes de casar lhe prometeu construir um parque de diversões, e a promessa foi cumprida mesmo que depois de algum tempo foi destruído por um incêndio, causado pelos trabalhadores acidentalmente.
A quarta pessoa que Eddie encontra no céu é Marguerite, sua esposa, que morreu antes dele, mas mesmo depois da perda ao ver ela novamente Eddie descobriu que continuou apaixonado.
A quinta e última pessoa é Tala, uma garotinha que ainda na guerra, Eddie teria visto nas chamas daquele celeiro que o Capitão e seus companheiros teriam colocado fogo, mas quando foi tentar salvar ela, levou um tiro do capitão em seu joelho para não se queimar, e ao encontrar Tala no céu, encontrou o verdadeiro motivo de sua vida, e não acreditou em saber que conseguiu salvar aquela garotinha, e que aquelas mãozinhas que sentiu era de Tala e não da garotinha.
Resenhado por: Valéria Cristina Machado 




Título = O Natal de Poirot
Autor: Agatha Christine
Páginas: 223
Editora: Nova Fronteira
Ano: 1939

O Natal de Poirot
Simeon Lee um britânico que conseguiu sua enorme fortuna na África do Sul com diamantes, já com uma idade muito avançada resolve reunir toda sua família para o natal.
Na véspera do natal chama todos ao seu quarto, seus quatro filhos, sua neta e o filho de um velho amigo. Não podia descer em razão de sua fraca saúde. Nessa conversa acontecem discussões e todos ficam irritados.
Mais tarde o superintendente vem visitá-lo dizendo que veio arrecadar donativos para o natal de crianças carentes. Logo após o jantar acontece um quebra-quebra e um grito desumano do quarto de Simeon Lee, seus familiares correm alvoroçados em direção ao quarto, tiveram que arrombar a porta para entrar. Quando entraram ficados assustados com a cena que viram, Simeon Lee tinha sido assassinado e sua cabeça foi cortada.
A polícia entra no caso e começam a investigar, as suspeitas ficam em torno da família, mas Hercule Poirot, um investigador muito experiente, entra no caso e aos poucos consegue ir percebendo os pequenos detalhes e descobre muitas picuinhas a respeito da família Lee.
Poirot descobre que Simeon foi muito galanteador quando jovem e não teve apenas quatro filhos com sua esposa, teve alguns casos com algumas mulheres e alguns filhos com algumas das mesmas. Um desses filhos ressentidos era o superintende Sugden.
Foi nos pequenos detalhes que Poirot percebeu que Sugden era filho de Simeon e expôs a família que Sugden veio antes do jantar e matou Simeon, amarrou os móveis no alto do teto e a ponta dos fios jogou pela janela. No momento certo ele soltou os móveis e estourou um balão e o que deu a impressão que o assassinato aconteceu após o jantar.
Resenhado por: Adrieli Cássia Borges
 

Título = Invasora: A Convocação
Autor: J. S. Dalmolin
Paginas: 342
Editora: Novo Século
Ano: 2011

Invasora: A convocação
No ano de 2010 Sammy de 16 anos luta com a separação dos pais, Kate sua irmã de 20 anos mora longe e não está ali para sofrer junto com Sammy. Ao sair de casa para levar alguns papéis paras sua mãe, Sammy é atropelada por um caminhão, ao acordar ela está em um castelo na Inglaterra no ano de 1519, ela acorda com poucas forças e vê Ian, um rapaz bonito por quem se apaixona loucamente.
Sammy com muitas dores fica sendo observada por Ian, até seres invisíveis começarem a tentar  matá-la, mas Ian apaixonado por ela defende Sammy de todos os perigos. Após dias Ian convida Sammy para um passeio onde ela conhece Northunder e Macellarius.
Northunder não gostava de Sammy, pois desconfiava que os seres invisíveis fossem enviados pela rainha. Ele achava que ela era uma INVASORA. Sammy escutou a conversa de Ian, Northunder e Macellarius falando que ela iria trazer muito mal, que ela poderia matar Ian...
Sammy queria saber o porquê de ela estar ali, o porquê deles falarem mal dela, e acabou fugindo, rumo ao Castelo Flytower, a empregada logo veio comunicar o acontecido, e todos foram atrás dela. Ela havia cortado seu cabelo e se vestido de homem, e ainda entrou em uma caravana que ia rumo ao castelo.
Ian viajava junto com essa caravana, mas não sabia que ela estava sempre perto dele, Ian sofreu muito, muito por não estar junto de Sammy. Em uma tarde ele descobriu o disfarce dela, levou até um riacho onde ela se lavou e os dois acabaram juntos novamente.
Junto com essa caravana eles passaram por muitos perigos, lutaram contra homens que foram amaldiçoados, seres invisíveis, mas Ian sempre defendendo Sammy. Agora ele podia contar com a ajuda de seus amigos Northunder e Macellarius.
Depois que coisas horríveis aconteceram eles chegaram ao castelo, eles acharam uma passagem, ou melhor, uma entrada secreta, era uma fenda entre a muralha e o paredão de rocha da montanha. Entraram no castelo e Macellarius foi falar com a rainha Duritia, tentaram entrar em um acordo para as respostas de Sammy. Mas não conseguiram o esperado, lutaram contra Duritia e suas irmãs, após lutarem Sammy desmaiou e acordou em uma cama de hospital. “O desespero se apossou de mim. Onde ele estava? Onde estavam todos?”
O livro termina com Sammy de volta com sua família.
Resenhado por: Amanda L. Fiebig de Castro




Título = Os Guardiões – O Êxodo
Autor: Wagner Figueiredo
Páginas: 278
Editora: Nitpress
Ano: 2006

Os Guardiões – O Êxodo
Azis e Thimio estavam voltando de uma viagem, Aziz era o mentor de Themor, alguns diziam ser ele um Deus, pelos seus conhecimentos científicos, outros diziam ser um bruxo. Na verdade Aziz de Jashé era apenas um mentor, mas com grandes conhecimentos.
Nesta viagem, Aziz e Thimio encontraram duas jovens, Lia e Samália, que tentaram roubar-lhes alimentos, pois estavam morrendo de fome.
Lia foi ferida por Thimio, mas graças aos conhecimentos medicinais do mentor, curou-se rápido.
Elas resolveram, em forma de gratidão, seguir Aziz e Thimio até Themor. Durante a viagem de volta eles foram atacados por um grupo de hunos, Jesheya e Drinto os salvou.
Lia e Samália ficaram encantadas com as técnicas agrícolas e os costumes dos themorianos. Conheceram Ur-Can, um velho chinês muito sábio e amigo de Aziz.
No jantar de comemoração a chegada do mentor de Themor, foi explicado a profecia na qual falava que quando o mentor encontrasse duas jovens perto do fim do caminho, a única solução de seu povo seria a morte, mas o fim era de Lia e de Samália não de Aziz. Então elas eram o sinal, elas foram escolhidas para pronunciar o sinal que fará do povo de Themor uma grande nação de futuro.
O povo de Themor era muito evoluído e por isso atraia a inveja dos outros povos, então por estarem sendo roubados e saqueados Aziz resolveu recorrer a “Morte”, como era chamado um amigo dele, enviou seus dois filhos de criação Jesheya e Orinto para trazer-lhes Oritibö que era um escravo ferreiro e procurar Ori, que mais tarde descobrirem que não era humano e era representado por uma velha mulher chamada Olcurucü, que vivia na tribo de Jaghun.
Samália teria de ir à escola e Lia aprender sobre a ciência de corpo humano. Assim Lia acompanhada pelo General Hasmor visitaram várias cidades de Themor, procurando doenças e curando pessoas.
Jesheya e Orinto encontraram Oritibö e Jaghun, este aceitou a proposta de ir com toda a sua tribo de guerreiros e suas famílias, morar em Themor. Oritibö também iria com toda sua família e escravos.
A viagem seria longa e muito complicada, foram atacados várias vezes por rebeldes, e os venceram levando todos seus animais e mantimentos. Enfrentaram uma epidemia onde várias pessoa morreram e algumas foram salvas pelo pouco conhecimento de cura de Jesheya e Orinto.
Na última batalha perderam muitos guerreiros, tanto de Jaghun como de Hasmor que veio ajudar-lhes. Já estavam em Themor, então muitas famílias resolveram ficar onde teriam sido enterrados os guerreiros.
Jaghun, Orinto e Jesheya tinham demonstrado todo o seu conhecimento, tanto em cura como em estratégias de combate. O povo Themoriano juntamente com a tribo de guerreiros de Jaghun seriam um povo muito desenvolvido nas artes de batalhas, de curas e de tecnologias.
Jaghun iria estabelecer-se em Themor e não na nova cidade que fundaram com o nome de Felicidade. Eles se encontraram com Aziz e conheceram Lia e Samália.
OPINIÃO: Adorei a história, é simplesmente fascinante, são outros costumes de outros povos totalmente diferentes dos que convivemos. Confesso que esperei por um romance o tempo todo, acho que foi isso que prendeu minha atenção até o fim.
Resenhado por: Diane da Silva


Título = Nascida à Meia-Noite – Saga, Os Sobrenaturais
Autor: C. C. Hunter
Páginas: 315
Editora: Jangada
Ano: 2011

Nascida à meia-noite – Saga, Os sobrenaturais
Após passar pela separação dos pais e o fim de um relacionamento, Kylie Galem é mandada para um acampamento para adolescentes problemáticos, o acampamento Shadow Falls.
Kylie, nunca conseguiu se encontrar em sua escola, ela achava que não era “normal” porque podia ver pessoas mortas, principalmente o soldado Dede, como ela o chamava.
Ao chegar ao acampamento, ela descobre que o lugar é como um centro de treinamento, onde seres sobrenaturais desenvolvem seus poderes.
No começo Kylie não aceitava a verdade, que ela era como eles e que tudo aquilo iria passar. Mas é quando Lucas e Derek entram em sua vida. Lucas é um lobisomem que Kylie conhecia do seu passado, e Derik um fal, podia entender e falar com animais.
Com o passar dos dias Kylie desenvolve seus poderes e começa a gostar do acampamento, mas descobre que o acampamento está com problemas e pode até ser fechado.
Shadow Falls ficava localizado em uma cidade chamada Fallen, no meio de uma floresta e ao lado de um zoológico. Por ser um lugar com aberrações paranormais, o acampamento estava sendo acusado de sequestrar os animais para uso em rituais. Kylie comovida com a situação e com a maior certeza de que algo estava errado, com a ajuda de Derek e de suas novas amigas eles descobrem quem estava roubando os animais.
Como era apenas um acampamento de férias e estava prestes a ser fechado, ao descobrir que ele não estava envolvido nos seqüestros ela se tornou uma escola em tempo integral.
Kylie estava acostumada a ver e sentir a presença de Dede, mas ela não podia imaginar que ele era mais que uma aparição, ele era seu pai.
Tudo estava indo bem, após a descoberta de seu pai biológico, Kylie não estava mais sentindo nenhuma presença.
Todos no acampamento estavam em festa, Kylie estava prestes a ir para casa, mas sente a presença de um espírito de uma mulher, que está com medo. Mas o que Kylie poderia fazer?
Resenhado por: Roberta Telles de Lima




Título = As memórias do livro- romance sobre o Manuscrito de Sarajevo
Autor: Geraldine Brooks
Páginas: 384
Editora: Ediouro
Ano: 2008
As memórias do livro- romance sobre o Manuscrito de Sarajevo
Fala sobre uma mulher que é conservadora de livros e que atende pelo nome de Hanna Heath.
Às duas horas da manhã ela é acordada por um telefonema que lhe traz excelentes notícias. Ela foi escolhida pelas Nações Unidas para estudar e restaurar a Hagadá de Sarajevo raro manuscrito judeu desaparecido em 1992, e que foi reencontrada na capital da Bósnia.
Junto com a Hagadá que foi reencontrada vieram muitas perguntas como, por exemplo: por que e por quem fora feita? Como atravessara a Inquisição Espanhola? O que significavam anotações do século XVII em suas páginas? Como se salvara da perseguição nazista?
Nervosa com a maior oportunidade de sua carreira, Hanna chega a Sarajevo. A medida que se aprofundou em seu trabalho também tentou resolver problemas pessoais. Ela envolvesse com o bibliotecário que salvou a Hagadá do museu em chamas, ele se chama Ozren os dois viveram juntos um romance.
A mãe de Hanna é uma doutora e despreza sua filha por ela ter trocado a carreira médica por livros.
Enquanto estudava as páginas desgastas da Hagadá ela encontrou vestígios de como e onde tinha acontecido a história da Hagadá, ela encontrou uma asa de borboleta que só era encontrada nas montanhas, um cristal de sal e uma mancha de vinho que só eram usadas quando se realizava a festa de Pessach, que era a páscoa para os judeus, ela encontrou uma asa de inseto também.
Quando ela terminou sua pesquisa, voltou para sua cidade natal que era Sydney. Em 2006 ganhou um prêmio Pulitzer de Ficção, atualmente vive com sua família, ainda em Sydney.     
Resenhado por: Maria Eduarda Rampanelli 




Título = Quem mexeu no meu queijo?
Autor: Spencer Johnson, M. D.
Páginas: 107
Editora: Record
Ano: 2004

 Quem mexeu no meu queijo?
Esse livro fala sobre dois ratinhos e dois homenzinhos que vivem num labirinto, e vivem procurando queijo. Um dia eles acharam um posto que era cheio de queijo, mas um dia acaba e os homenzinhos sabem o que fazer, mas os ratos vão procurar outro posto e acabam achando o posto “N”.
Eu gostei dessa parte porque às vezes nós temos algo e parece que nunca vai acabar, mas um dia acaba e nós não sabemos o que fazer e ficamos perdidos.
E além do mais, eu recomendo para as pessoas que gastam muito dinheiro, para aprender a gastar menos e economizar e aprender a viver com pouco. Você deve ir atrás do que você quer e não9 desistir.
Resenhado por: Lucas Rodrigues

   
Título = Lua azul
Autor: Alyson Noël
Páginas: 246
Editora: Intríseca
Ano: 2009

Lua azul
Ever agora é imortal e Damem tenta ensinar a ela tudo o que sabe e ajudá-la a aperfeiçoar seus poderes. Ever acha que terão a eternidade para isso, portanto tenta passar essas horas a mais namorando e deixando para lá as lições que Damem tenta ensinar. Mas uma doença coloca a vida de Damem em risco e ela vai aprender tudo sozinha. Ever enfrenta o tempo, pois a cada dia que passa Damem fica mais fraco.
Ever volta a Summerland, mas dessa vez sozinha, tendo a oportunidade de conhecer o passado e os segredos de Damem. Ela descobre que pode voltar no tempo e recuperar sua família, quando a lua azul se aproximar ela pode voltar no tempo e consertar tudo tendo sua vida normal de volta, mas  ela vai escolher entre salvar no tempo. Ela pede ajuda à Ava e diz que tem a oportunidade de voltar no tempo, mas que precisará da ajuda de Ava para salvar a vida de Damem, mas ela descobre que tomou a atitude errada.
Resenhado por: Larissa Ribeiro



Título: 1808. Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
Autor: Laurentino Gomes

Editora: Planeta

Número de páginas: 346

Ano: 2007



1808

Na Europa,em 1806, Napoleão decretou o Bloqueio Continental (decreto que constituía a proibição de qualquer país da Europa a fazer comércio com a Inglaterra). Portugal não cumpriu o Bloqueio Continental e Napoleão mandou suas tropas invadirem Portugal, mas isso demorou um tempo.

Napoleão mandou cartas para Portugal dizendo que deveriam parar de comercializar com a Inglaterra, caso contrário ele invadiria o país e colocaria seus governantes na prisão. Mas Portugal tinha uma amizade muito antiga com a Inglaterra, desde o casamento do rei João I e Filipa de Lencastre da Inglaterra.

Considerando tudo isso D. João VI o Príncipe Regente de Portugal (pois sua mãe, Dona Maria I, era louca) resolve ser fiel a essa amizade tão antiga e continuar comercializando com a Inglaterra normalmente.

Napoleão descobre a ousadia e manda uma carta dizendo não estar satisfeito com a atitude de Portugal e manda suas tropas francesas atacarem Portugal.

D. João vai imediatamente para a Inglaterra e os reis decidem levar o governo português para o Brasil. Devido as mudanças climáticas a partida da Corte Portuguesa só acontece em 29 de Novembro de 1807. A partida foi difícil, houve muito empurra-empurra e bagagens, livros e jóias foram esquecidos no porto.

Em alto mar os navios foram divididos em grupos. O primeiro comandado pelo capitão Sidney Smith e o segundo pelo capitão Graham Moore.

Muitos nobres não conseguiram embarcar nos navios e mesmo assim houve super lotação. Durante a viagem os mantimentos foram poucos, pouco conforto e uma infestação de piolhos onde Dona Joaquina e Dona Maria tiveram que raspar a cabeça.

D. JoãoVI e seus filhos, D. Pedro e D. Miguel, foram no mesmo navio. Já Carlota Joaquina, D. Maria e suas quatro filhas em outro navio.

Na viagem alguns navios foram danificados durante uma tempestade e ficaram a mercê do mar até chegar ao Porto de Pernambuco de onde se dirigiram para o Rio de Janeiro, a capital do Brasil na época.

Os portugueses foram recebidos com uma grande festa. Para a acomodação de tantas pessoas nobres vindas de Portugal muitos brasileiros tiveram que deixar suas casas.

D. João quando chegou ao Brasil abriu as portas para os reinos amigos, ou seja, para a Inglaterra. Criou o Banco do Brasil e inúmeras outras coisas.

Após a chegada do Governo Português no Brasil, as rebeliões aumentaram.

Napoleão deixou Portugal já que o Governo não estava lá.

Uma carta vinda de Portugal, após a saída de Napoleão, reivindicava a volta do rei ou eles elegeriam outro monarca. D. João decide voltar para Portugal como rei, pois sua mão falecera aqui no Brasil e deixa seu filho D. Pedro para governar o Brasil.

Os portugueses não obedeceram a Napoleão, o país foi invadido, tiveram que fugir, raspar suas cabeças e o rei quase perdeu o trono. É um ótimo livro, com muitas curiosidades sobre a História do Brasil.
Resenha elaborada por: Márcia Regina Hermann


Título: O Morro dos Ventos Uivantes
Autor: Emily Brontë
Editora: Lua de Papel
Número de páginas: 292
Ano: 2ª reimpressão – 2009

O morro dos ventos uivantes
Procurando se isolar o Sr. Lockwood vai morar na Granja dos Tordos, é inquilino do Sr. Heathcliff um homem sombrio que desperta a curiosidade de Lockwood, que pediu para que a sua empregada Ellen Dean lhe contasse sobre a história de Heathcliff.
Ele chegou ao Morro dos Ventos Uivantes ainda criança com o Sr. Earnshaw pai de Catherine e Hendley, o segundo não gostava do órfão. Depois de alguns anos o Sr. Earnshaw morreu e Hindley separou Heathcliff e Catherine.
Após alguns meses eles se reencontraram, mas ela estava diferente, não sentia que seria feliz ao lado dele, mas sim com Edgar Linton. Heatchcliff soube disso e foi embora e Catherine se casou com Edgar e foi morar na Granja dos Tordos.
Depois de três anos ele voltou e reencontrou Cathy, ele ficou hospedado no Morro dos Ventos Uivantes com Hindley que tinha um filho, Hareton, e após a morte da esposa se endividou e passava o tempo bebendo. Heathcliff havia se tornado um homem sombrio e se aproveitou da situação.
Isabella, a irmã de Edgar, se casou com Heathcliff, mas se arrependeu após descobrir que era por interesse e queria voltar para sua casa, mas o marido não deixava. Catherine estava doente, delirando, e quando estava sozinha recebeu a visita de Heathcliff.
Ao chegar Edgar viu que sua mulher estava desacordada ao lado de seu rival, ela deu a luz a uma menina. Cathy faleceu e a filha recebeu o seu nome. Isabella conseguiu fugir e foi para longe do marido, ela teve um filho Linton.
Após treze anos Isabella morreu e seu filho foi morar com o pai, Linton e Cathy se tornam amigos. Ela ia visitá-lo no Morro dos Ventos Uivantes escondida do pai, mas um dia Heathcliff a obrigou a casar com Linton e Edgar morreu antes de saber disso.
Linton é muito doente e não agüenta e faleceu antes dos dezoito anos e Cathy ficou morando no Morro dos Ventos Uivantes. Ao ouvir a história o Sr. Lockwood viu o quanto Heathcliff é uma pessoa horrível e decidiu ir embora.
Depois de algum tempo ele voltou e falou com Ellen que lhe contou o que havia acontecido enquanto ele estava longe, Heathcliff havia morrido e Cathy casou-se com Hareton e ela se tornou dona do Morro e da Granja.
Resenha elaborada por: Gezislaine de Oliveira



Título: O Futuro da Humanidade
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante – Ficção
Número de páginas: 251
Ano: 2005.

O Futuro da Humanidade
Marco Polo é um estudante de medicina, era sua primeira aula. Ele estava ansioso pela chegada de seus mestres e professores. Na sua primeira aula o jovem entrou em estado de choque emocional, na sala havia 12 corpos nus para serem estudados.
Marco começou a questionar a existência da humanidade: “Quem somos”, “De onde viemos”, “O que somos”, “Em que nos tornamos diante do caos da morte?”
Marco era muito criticado por querer saber quem eram aqueles indigentes que estavam lá para serem estudados.
Certo dia chegou um indigente na sala de estudos, na sua mão direita estava um bilhete escrito “Falcão”.
No dia seguinte Marco saiu a procura do tal Falcão perguntando a todos os mendigos que encontrava se conheciam o “Falcão”. Ninguém lhe respondia, parecia que todos estavam ignorando-o, saiam cantando olhando para os trocados que Marco lhes dava.
Marco acabou encontrando um homem que não gostava de falar com ninguém, mas falava com as flores, abraça as árvores e fazia careta para as crianças apenas para vê-las sorrir.
Marco perguntou se ele conhecia o Falcão. De tanto Marco insistir o homem acabou falando, ele era o Falcão, mas por mais que Marco tentasse, não conseguiu mais respostas daquele homem naquele dia.
Então no dia seguinte Marco resolveu se vestir como indigente e tentar conversar novamente com Falcão. Mas Falcão não era burro e reconheceu-o. Somente após Marco abrir seu coração é que conseguiu comunicar-se com Falcão. O que ele descobriu foi incrível.
Falcão havia sido um grande professor do curso de medicina, mas em uma viagem que fizera com a família, sofreu um acidente e todos morreram menos ele. Quando retornou ao trabalho teve alucinações e começou a gritar durante uma aula. Foi denunciado e o diretor o demitiu.
Falcão falou na alta sociedade, os pequenos fazem de tudo para os grandes ter poder e, entre nós, os maiores cuidam e ajudam os menores.
Resenha elaborada por: Wandré Borges Saldanha


Título: O Código da Vinci
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Número de páginas: 475
Ano: 2004

O Código da Vinci
Robert Langdon é um simbologista e professor de Harvard e está em Paris para dar uma palestra, quando é avisado de que Jacques Sauniere, diretor do Museu do Louvre, foi morto em seu museu, e Langdon não sabe que é o principal suspeito.
Quando Sophie Neveu criptografa e neta de Sauniere, aparece no Louvre dizendo que decifrou o código que seu avô escreveu no chão do museu, faz com que Bezu Feche, capitão da polícia francesa saia, então torna Langdon um fugitivo, que joga o rastreador que estava em seu bolso pela janela.
Com isso começa uma fuga pelas ruas de Paris e de Londres para descobrir a verdade sobre o Sangreal, um segredo que poderia derrubar a Igreja Católica. Mas as coisas se complicam quando descobrem que a Opus Dei, uma prelazia da Igreja Católica muito conservadora, também está atrás desses segredos. Com o tempo, também descobrem que Jacques Sauniere fazia parte do Priorado de Sião, uma sociedade secreta que protegia o Sangreal.
Agora Langdon e Sophie não podem deixar os segredos do Sangreal cair em mãos erradas.
Resenha elaborada por: Josmael Delgado Pereira Junior


Título: Fade – Desvanecer (livro 2)
Autor: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Número de páginas: 236
Ano: 2010

Fade – Desvanecer
O livro relata a história de Janie Hannagan, uma garota que possui uma espécie de poder de vivenciar os sonhos alheios e se sentir presente neles. Graças a isso sua vida (que já não vinha sendo fácil) está se tornando cada vez mais complicada.
Janie é investigadora da polícia que trabalhava como agente da Narcóticos na escola Fieldridge, a questão de ter uma identidade “falsa” não é fácil para Janie o que piora cada vez mais seu estado físico e emocional.
Além de enfrentar problemas familiares (pois sua mãe era alcoólatra), sociais, profissionais e psicológicos, Janie também mantém um relacionamento secreto com Cabel Strumheller um amigo de infância que se tronou namorado e é um dos poucos que sabem “da história dos sonhos”, além de ser um amor secreto, Cabel também possui segredos dos quais Janie é sua maior cúmplice. Ele também trabalha na delegacia de polícia e como Janie segue as regras impostas pela capitã Fran Komisky, assim como também possui uma identidade secreta e trabalha ao lado de Janie na Frieldridge High School.
Juntos os dois descobrem uma enorme falha na direção da escola envolvendo entorpecentes além de outros assuntos um tanto sombrios. Isso se torna ainda mais difícil para Janie quando ela descobre que sua melhor amiga Carrie Brandt também está envolvida, não como uma real criminosa, mas sim como um cúmplice que segundo Janie teria sido acusada injustamente. Janie tem certeza que a amiga não tem culpa alguma nesse caso e então a protege até o fim.
No desfecho da história Janie e Cabel acabam se distanciando, para que ela passe por um tratamento psicológico e viva melhor com seu “talento” podendo assim não só ajudar a si mesma como também aos outros. Quando se reaproximam, Cabel conta a sua amada os detalhes de sua triste história com seu pai (o pai teria ateado fogo no jovem, o que trouxe traumas emocionais, além de horríveis cicratizes das quais Cabel sentia muita vergonha, após isso seu pai foi preso e morto na cadeia) e disse a Janie o quanto a amava por ela aceitar esse fato e por tê-lo ajudado.
A história segue e Janie vai se recuperando aos poucos dos traumas que teriam sido causados pelos sonhos que a destruía cada vez mais.
A história vai tomando um rumo misterioso, sublime e assustador, mas sem perder o contexto do amor entre Janie e Cabel.
Resenha elaborada por: Cynthia Cristina Casanova
 


Título: Esmeralda
Autor: Zibia Gasparetto
Editora: Centro de Estudos Vida & Consciência Editora Ltda
Número de páginas:  343
Ano: 2011

           

Esmeralda

Esmeralda, uma cigana amada e protegida por seu povo. Linda, sedutora, com sua dança sensual e seu jeito livre, desperta paixões e desejos por onde passa. Mimada, de temperamento forte, Esmeralda Não amava ninguém, dos apaixonados exigia tudo, mas nada dava em troca.

Esmeralda se apresenta em noites de festas para ajudar o acampamento em que vive. Valença 1812, em uma dessas apresentações, conhece Carlos, fidalgo que mora em um castelo próximo ao acampamento. Apaixonados, Carlos resolve deixar tudo para viver esse amor, então segue junto com o acampamento pela Europa. Um ano se passa, Carlos e Esmeralda viviam intensamente esse amor, mas a saudade que Carlos sentia da família, corroia seu coração, sem mais aguentar, resolve voltar para rever sua família. Quando isso acontece, encontra sua família precisando de ajuda, coração partido, Carlos pede que Esmeralda more em uma linda fazenda próxima ao castelo, ela, apaixonada, concorda. Mas viver tão presa e sufocada deprime-se. É aconselhada por seu padrinho Miro a voltar para o acampamento. Seu grande amor sofre graves ferimentos, Esmeralda com ajuda de seu padrinho, que tem grandes conhecimentos, o cura.

Esmeralda vai embora sem se despedir de Carlos que ainda se recupera dos ferimentos. Esmeralda chega ao acampamento carregando em seu ventre o fruto desse intenso amor, egoísta, julgando este ser um empecilho em sua vida e de seu amado, recusa-se a ter o bebê, convencida pelo seu povo, decide gestar a criança com a condição de não vê-la após o nascimento.

Carlos magoado e sem saber de nada, casou-se com outra mulher, inconformada, Esmeralda perde a alegria de viver, o que a mantém viva é a raiva e o desejo de vingança, seu coração se enche de ódio. Com o orgulho ferido e a vaidade faz Esmeralda seguir o triste caminho da destruição. Essa atitude selou de vez o destino trágico da bela cigana, que deixa de viver para salvar aquele que julgava não amar mais.

Resenha elaborada por: Mariluci Mensor (Professora)
  

Título = Formaturas Infernais
Autor = Meg Cabot, Stephenie Meyer, Michele Jaffe, Kim Harrison e Lauren Myracle.
Editora = Galera Record
Número de páginas = 318
Ano = 2009

Formaturas Infernais
Neste livro as formaturas são de dar medo e criar pânico, pois há várias histórias e todas elas contam episódios de amor, terror e medo.
As formaturas contêm muitas cenas estranhas com vampiros, maldições, anjos, mortos-vivos e fantasmas.
O conto que mais gostei foi “O buquê”, a história é mais ou menos assim: Três jovens vão a uma cartomante ou algo do tipo. Enquanto esperam pela Madame Z. observam a sala com vários objetos esquisitos, mas um chama atenção de Frankie. Era um buquê murcho e velho.
A menina pergunta pelo buquê, mas Madame Z. não quer falar sobre ele. Os três amigos insistem até que Madame Z. conta que o buquê realiza três desejos, mas há sempre uma conseqüência por todos os desejos realizados. Frankie não se importa. Paga a mulher e leva o buquê embora. Chegando em casa Yun e Frankie escolhem um filme para assistir. Até que Frankie tenta fazer um desejo, ela pede que o menino que ela gosta a chame para a festa de formatura. Esse menino era o Will.
No momento nada acontece, mas os amigos vão embora. No outro dia, pela manhã, ela liga para a amiga falando que Will ainda não havia convidado-a para o baile. Yun chegou com uma má notícia, Will estava morto. Ele havia subido em uma torre para pichar uma frase, escorregou, caiu e não resistiu a queda. A frase dizia o seguinte: “Frankie, quer ir comigo na festa de formatura?”
Ela ficou desesperada, o tempo passou e chegou o dia da formatura, mas ela não quis ir à festa.
No meio da noite, ela lembrou que ainda tinha dois desejos. Então ligou para Yun e disse que sabia como trazer Will de volta. Ela fez o pedido e ele apareceu, porém o rosto dele estava deformado. Ela ficou com medo, pegou o buquê e fez seu último desejo.
Resenha elaborada por: Yasmim Melo dos Santos.



Título = A Cabana
Autor = William P. Young.
Editora = Sextante Ficção
Número de páginas = 232
Ano = 2008.

A Cabana
Devido a perda de sua filha caçula, Mackenzie perde completamente a fé em Deus. Entretanto, após quatro anos dolorosos, ele recebe um bilhete onde supostamente Deus o convida para retornar ao cenário de seu pesadelo.
Retornando a cabana ele se depara com Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo, após um período de conversa com a Santíssima Trindade, ele passa a entender melhor sua história – vida, morte, dor, perdão, fé, amor e redenção.
No fim desse período Deus resolve levá-lo a uma caverna onde encontraram restos mortais de Missy, logo após prepararam um enterro para a menina.
Na volta para casa Mack sofre um grave acidente de carro; passa três dias em coma profundo, descobre que nunca esteve realmente na cabana, mas essa experiência serviu para levá-lo a sua filha e ao autor do crime.
Resenha elaborada por: Hemily Dutra.



Título = Wake - Despertar
Autor = Lisa McMann.
Editora = Novo Século.
Número de páginas = 201
Ano = 2010

Wake – Despertar
Janie Hannagan tinha 8 anos quando tudo começou. Estava viajando em um trem com a mãe e de repente foi sugada para um mundo diferente, onde um homem lhe pedia ajuda, mas era um sonho e não era seu. Sua mãe a acorda e ela se depara com o homem que viu nos sonhos. Esta Fo sua primeira experiência com os sonhos dos outros.
Desde então Janie fica sabendo dos segredos alheios graças a seus sonhos ou pesadelos, já que ela não consegue evitar, pois é simplesmente abduzida. Durante os sonhos ela tem fortes convulsões e é esse o motivo de ela evitar lugares muito movimentados, alguém pode dormir e poderão descobrir seu segredo.
Ela não tem amigos até que Carrie Brandt veio morar em Fieldridge, numa casa ao lado da sua e a amizade entre elas cresce.
Quando Janie completa 17 anos, está no último ano da escola e é o primeiro dia de aula. Ela nota que Cabel Strumneller, o garoto problema, estava de volta. Entre muitas confusões e reviravoltas, Janie descobre que ama Cabel e se preocupa com ele. Cabel tinha pesadelos terríveis em que ele é um monstro e um homem põe fogo nele. O homem era o próprio pai, as marcas das queimaduras eram reais, deixaram cicatrizes em todo o peito dele.
Janie descobre que é uma apanhadora de sonhos e precisa descobrir o que fazer com seu dom e com o amor que sente por Cabel. Mas nada parece ser muito fácil já que a qualquer momento seu segredo pode ser descoberto.
Resenha elaborada por: Núbia Luiza Pazinato.



Título = Imortais – histórias de amor eterno.
Autor = Claudia Gray, Rachel Caine, Kristin Cast, Nancy Holder, Tanith Lee, Richelle Mead, Cynthia Leitich Smith, Rachel Vicent.
Editora = Planeta
Número de páginas = 253
Ano = 2008.

Imortais – histórias de amor eterno.
A coletânea de contos organizada pela autora P. C. Cast é simplesmente de tirar o fôlego.
Amor Assombrado. (Cinthia Leitich Smith)
Era uma cidade chamada Spirit, naqueles dias tio Dean tinha falecido. Tinha deixado o “Old Love, um antigo cinema, para seu sobrinho Cody. Ginny, a filha do prefeito da cidade, foi trabalhar no “Old Love” com Cody.
Em uma das salas do cinema Cody encontrou alguns jornais velhos e um deles chamou sua atenção onde relatava o desaparecimento de uma jovem chamada Sonia, na reportagem também havia uma foto da garota.
Cody começou a perceber que mais alguém além dele e Ginny vagavam pelo antigo cinema. Não demorou muito para ele perceber quem estava  assombrando o cinema.
Restava agora descobrir o que aquela voz queria dizer com “Assassinato”, toda vez que ele e Ginny estavam a sós.
Resenha elaborada por: Taiane de Lara.



Título = Nada Dura Para Sempre.
Autor = Sidney Sheldon.
Editora = BestBolso
Número de páginas = 308
Ano = 1985

Nada Dura Para Sempre.
Honey Taft é uma garota com passado obscuro, que usava o sexo para conseguir o que queria. Seu sonho era ser enfermeira, mas seu pai a obrigou a ser médica pois ele dizia que na família dele não tem enfermeiros.
Paige Taylor perdeu o pai ainda na infância e sempre foi apaixonada por Alfred, um adolescente igual a ela que sempre prometeu se casar com ela quando chegassem na idade certa. Só que Paige foi morar com seu tio. Ela acaba conhecendo Jason no hospital, por quem se apaixona e se casa.
Kat Hunter é uma garota que foi assediada na infância pelo padrasto e desde então não teve relacionamento com nenhum homem. Por ser negra sofre todos os tipos de preconceitos que existem, porém ela é uma mulher forte e consegue dar a volta por cima e seguir seu sonho: ser médica.
Essa três mulheres se conhecem no hospital, todas começam a trabalhar no mesmo dia e todas na mesma profissão: médicas. As três acabam indo morar juntas.
Uma morte, um julgamento e uma garota feliz, cada uma dessas palavras tem um significada especial para essas garotas.
Eu simplesmente adorei esse livro, fiquei encantada a cada página. Para mim Sidney Sheldon é um mestre em mistério e suspense. O livro também tem uma boa doze de romance, o que deixa a história perfeita. O que me deixou um pouco confusa no começo, foi que em algumas partes a história é narrada por uma garota, na outra parte é narrada por outra. Isso fez com que eu voltasse algumas vezes e relesse novamente alguns trechos, mas fora isso, a história é incrível.
Resenha elaborada por: Thalia Karise Broch.



Título = O Guardião de Memórias.
Autor = Kim Eduards.
Editora = Sextante Ficção.
Número de páginas = 361
Ano = 2005

O Guardião de Memórias.
Em uma noite fria de inverno, Norah Henry entra em trabalho de parto, seu marido David, um cirurgião ortopedista, a leva para o hospital onde ele trabalha; flocos de neve caem a todo o instante. Mas ao chegar o médico que faria o parto – Bentley, não conseguiu chegar ao hospital devido ao mau tempo.
David resolve que junto com Caroline Gill, e uma enfermeira do hospital fariam o parto. Nasceu Paul um menino forte e saudável. Era para ser apenas ele, mas ao perceberem outra criança viria por aí. Nasceu Phoebe, pequena e com uma mutação genética. Ela tinha síndrome de Down.
Para David isso era horrível. Traumatizado com a vida ao lado da irmã, que tinha um problema de coração, ele pensava que isso seria péssimo para Paul também. Ele que teve de cuidar da irmã, sentir-se deixado de lado pelos pais e, depois, ter que lidar com a morte dela.
Decidiu então, dar a menina para que Caroline a levasse para um asilo. Caroline sentiu-se tocada pela forma como os pacientes era cuidados lá. Sem pensar levou a menina para casa, depois mudou de cidade e foi viver sua vida.
Ao passar o tempo David sente a culpa corroendo-o por completo, a mulher estava depressiva achando que a filha tinha morrido na hora do parto. Mas no meio de tudo está Paul que sente na pele a rejeição dos pais.
Paul se sente cobrado pelo pai, para ser perfeito na vida, resolve ser músico, usa drogas, e só depois toma um rumo na vida. A mãe começa a beber e ser infiel ao marido. David começa a fotografar crianças para tentar se desfazer da lembrança de Phoebe.
David morre, Caroline conta toda a verdade para Norah e Phoebe conhece sua mãe biológica e seu irmão.
Resenha elaborada por:  Kamilla Isabel Nardi.


Título = O Prazer de Saber Expressar-se
Autor = João Demétrio Ribeiro Filho
Editora = Imprepel – Gráfica e Editora
Número de páginas = 89
Ano = 2001

O Prazer de Saber Expressar-se
O livro “O prazer de saber expressar-se” deve ser o livro inicial para todos que querem ser oradores, como diz o autor João Demétrio Ribeiro Filho “Todos podemos ser oradores, por mais tímidos que possamos ser”.
Ele ensina como superar obstáculos e conta que até ele teve dificuldades em aprender a falar em público.
Ensina dicas, histórias e estórias para contar durante um discurso. Ele repete uma frase que é “A mãe de todas as habilidades é a repetição”. Por que ele diz “não havendo repetição, não há habilidade não havendo habilidade, não há segurança, e onde não há segurança predomina o temor”.

Resenha elaborada por: Viviane Sagin.


Título = The secret – O segredo
Autor = Rondha Byrne
Editora = Ediouro
Número de páginas = 198
Ano = 2007

The secret – O segredo
Segundo Rondha Byrne, a vida dela havia desmoronado, mas ela havia encontrado uma solução.
Ela ganhou um livro centenário chamado “O Segredo da Vida” e soube que os maiores gênios da história haviam desfrutado desse segredo. De repente, lhe veio um desejo de partilhar “O Segredo’ com o mundo inteiro.
Começou a procurar pessoas que conhecessem esse segredo e automaticamente as pessoas começaram a vir até ela. Assim surgiu o filme e o livro “The Secret”.
Este livro teve participações importantes como: Bob Proctos, Dr. Joe Vitale, John Assaral, Dr. John Demartini, Dr. Denis Waithey, Michael Bernard Beckwith, entre outros.
No primeiro capítulo conta sobre a atração e que várias pessoas tinham usado  “O Segredo” para atrair riqueza e pensamentos bons.
Já na segunda parte fala sobre o amor, a maior emoção existente no mundo.
No terceiro capítulo conta como usar esse segredo e o quanto é fácil, só precisa de três passos: pedir, acreditar e receber e que é bom criar seu dia com antecedência, pensando como quer que ele seja.
No outro capítulo diz que para atrair dinheiro, tem que se concentrar em prosperidade e que nós devemos, sempre, “pensar rico”.
Enfim, “O Segredo” é para a vida, esse segredo nada mais é do que viver uma vida feliz, alegre, rica, ou seja, viva a vida bem.

Resenha elaborada por: Emanuelli Rodrigues.



Título = Só Ficaram Lembranças
Autor = Valdelírio Michel
Editora = Gráfica e Editora Berzon
Número de páginas = 165
Ano = 1999

Só Ficaram Lembranças
Um menino chamado Astor tinha recém chegado, com malas enormes ao seminário. O padre levou o menino para dormir em um dos quartos.
No dia seguinte, Astor acordou e foi a capela, entrou e aguardou os outros.
Depois todos chegaram, rezaram a missa e saíram para o recreio.
A noite chegou todos foram dormir.
Meses se passaram e chegou a Páscoa. O menino recebeu sua primeira carta de casa e uma de Maria que dizia: “Vou esperar todos os dias... Estarei esperando aqui quando você chegar... Eu te amo”.
Ele guardou a carta com  muito carinho. As aulas já estavam acabando e logo viriam as férias. Ele foi para casa e quando chegou deu um abraço em Maria.
Astor esperava notícia de seu  pai que viajou para resolver o caso da morte de sua filha que foi estuprada e morta. Depois de dois dias seu pai voltou e contou que o criminoso foi condenado a 19 anos de prisão.
O menino voltou para o seminário e depois de algum tempo teve de voltar para casa porque recebeu uma carta do vizinho do seu pai dizendo que a casa dos pais estava tomada de mato desde que desconfiou que sua esposa tinha pegado o caixão de sua filha morta, só para ele não ficar perto.
Astor convenceu o pai a mudar e procurou a ajuda dos vizinhos para fazerem um mutirão e limparem a casa do pai, então, voltou para o seminário.
Maria (a menina de que Astor gostava) mudou-se para a cidade para estudar e estava gostando de outro menino chamado Maurício.
Nas férias Astor procurou Maria para que ela o ajudasse a decidir se ele ficava no seminário e tornava-se padre ou se desistia do seminário, mas Maria estava em Capanema. Porém a irmã de Maria contou a Astor que ela estava namorando outro rapaz. Ele ficou muito triste.
Ainda durante as férias o pai de Astor ficou doente, problemas de bexiga e próstata. Foi operado e ficou em coma e morreu.
Astor mudou-se para Três Passos onde sua mãe morava. Quando a carroça levando Astor passou em frente à casa de Maria, a irmã dela disse: ”Ele não volta Mais!”
No futuro só sobrará duas lembranças.

Resenha elaborada por Érica Marques Antunes.



Título = Eu sei quem tem seu queijo
Autor = Dr. Montgomery Lee, PH. D
Editora = Ciranda Cultural
Número de páginas = 155
Ano= 2008

Eu sei quem tem seu queijo
Era um dia como qualquer outro, amigos se reuniram para fazer uma reunião e como sempre um rapaz sempre chegava atrasado, assim começa os conflitos entre as pessoas desse grupo. Mas uma garota vendo a confusão toda que acontecia entre eles, tomou uma atitude deu um grito que deu eco na pequena sala, dizia que ia contar uma história para acalmá-los e para vir algo em mente para fazer a reunião progredir. A história que passou foi a seguinte: tudo começou em uma pequena cidade onde morava Wanda. Ela era uma mulher simples, nunca teve roupas de marca e muito menos de grife. Mas ela nunca imaginaria que ajudar uma pessoa iria mudar um pouco sua vida.
Wanda passava por uma estrada e viu um anão morrendo, ela sentou-se ao lado dele e fez de tudo para salvá-lo, mas ele não resistiu. Porém antes de morrer ele entregou um papel a Wanda. Sem saber o que era, ela pegou e seguiu viagem.  Quando abriu, viu que era um labirinto de queijo.
Wanda encontrou algumas pessoas que lhe pareciam ser de confiança e mostrou o que o anão tinha lhe dado. Decidiram então fazer a viagem para decifrar o enigma. Alugaram um quarto para passar a noite. Wanda não estava com sono, então ficou analisando seus novos amigos.
Gus Nathan tinha características de ser aventureiro e sincero.
Joe também era aventureiro, mas era muito dinheirista, quando era criança montava lojas de figurinhas e peças antigas para conseguir dinheiro.
Andy Essal era muito querido e religioso, não tinha sofrimento. Todos contavam a ele seus pecados e todos o conheciam como padre porque tinham até um confessionário.
No dia seguinte iniciaram a jornada, os quatro amigos sofreram muito para chegar até o labirinto, mas conseguiram chegar. O que eles encontraram foi uma muralha de queijo, dividiram o queijo em quatro partes e todos decidiram montar uma empresa láctea, então cada um seguiu seu caminho.
De todos os amigos o único que conseguiu sucesso foi Gus, ele fez a sua empresa e até hoje ele está fabricando seus queijos para o Brasil.
As pessoas precisam investigar sobre aquilo que querem, quem investiga e faz o que deve ganha também o que merece.

Resenha elaborada por: Laura Moraes.


Título = A Fera
Autor = Alex Flinn
Editora = Galera Record
Número de páginas = 320
Ano= 2007

A Fera
Conta a história de um garoto chamado Kyle Kingsbury que era filho de um repórter famoso,e por isso, sempre que podia esnobava os mais pobres.
Só que um dia ele convidou Kendra, uma colega de sala, para ir ao baile com ele no sábado. Mas na verdade ele acabou indo com Sloane.
Quando ele voltou do baile deu de cara com Kendra sentada em sua cama.
Ela lançou um feitiço nele transformando-o em uma fera e lhe disse que ele só tinha dois anos para encontrar o amor verdadeiro para poder quebrar o feitiço. Senão ficava fera para sempre.
Um ano se passou e nada. Mas numa bela noite de lua cheia ele acabou prendendo um homem que tentou assaltar sua casa.
Para não ser preso ele ofereceu sua filha em troca. Com o tempo eles acabam se apaixonando. Ela o beijou e o feitiço foi quebrado.
Então eles ficaram juntos e foram muito felizes.

Resenha elaborada por: Grazieli Aparecida Tesker.


Título = A Arte da Guerra
Autor = Sun Tzu
Editora = Madras
Número de páginas = 189

A Arte da Guerra
Ainda que Sun Tzu tenha vivido no século IV a. C., esse livro foi escrito para todas as gerações, mesmo que o livro de dicas para se vencer uma guerra é fácil utilizarmos ele para nós mesmos.
Você apenas precisa mudar de A Arte da Guerra para A Arte da Vida; todas as dicas que Sun Tzu faz aplicam-se a uma guerra que travamos desde o dia que nascemos, a Guerra chamada Vida.
Algumas de suas dicas são: planeje sua guerra, saiba o que tem que fazer e prepare-se para o pior, escolha bem a sua tropa da qual pode ser formada de bons amigos e família, mas cuide para não escolher errado. Escolha bem seu terreno e o proteja, seja em casa, na escola ou no trabalho.
Mas agora para você saber mais leia o livro, pesquise, mas acima de tudo seja forte, tenha fé, jamais desista porque nós todos sabemos que essa guerra temos de vencer, essa que é a mais difícil guerra que o ser humano já travou, vença a guerra, vença a vida.

Resenha elaborada por: Marlon Alex Vais.



Meninos no poder
Autor: Domingos Pellegrini 
Editora: Record
N° de páginas: 287  

Meninos no poder
Sinopse: “O calçadão fervia em saliva e suor, boatos e panfletos, intrigas e apostas, os vendedores de loteria competindo com a gritaria dos cabos eleitorais. Arie entrou na massa como peixe na água, rindo e acenando, conversando aqui e ali, com Marlene a tiracolo tirando santinhos da bolsa. Ele deu várias entrevistas a rádios e televisões, e todos os repórteres fizeram ao final a mesma pergunta: ­­_ No debate de ontem, foi falado que sua noiva é garota de programa, alugada para a campanha, é verdade?” 
“Meninos no poder” é um livro que retrata a realidade da vida de muitas pessoas, e mais além, a realidade destas consequências na vida das mesmas, e a inocente esperança que cada um tem de melhorá-la. A trama do livro de Domingos Pellegrini se dá com a surpreendente chegada de Ari Chimite na vida de Caboré Pessoa, são eles os responsáveis pelo desenrolar da história. Caboré, um radialista que ganhava a vida ouvindo os problemas dos outros, é surpreendido com o “convite” de Ari para candidatar-se a prefeito. Após muita insistência, e cansado da corrupção que tanto pesava na vida das pessoas, Caboré candidata-se à prefeito, e Ari candidata-se à vice, iniciam uma campanha contra corrupção, cujo mandato prometia ser limpo e sem preconceitos. A conquista dos votos ocorre por ação, iniciam acabando com problemas ambientais que antes assombrava a vida de diversos moradores dos “bairros” mais humildes. No entanto, Caboré Pessoa, iludido pela esperança de conseguir justiça, custa a descobrir a verdade por trás de tantas conquistas, o que pode gerar consequências irreversíveis. Este livro faz muito mais do que retratar o realismo, faz uma crítica excelente sobre a humilde e “justa” sociedade em que vivemos. E tudo isto em uma envolvente trama, impossível de resistir, ainda mais para aqueles que são idealistas e acreditam que é possível fazer justiça em uma sociedade corrupta em que todos visam o próprio bem estar e lucro antes de qualquer coisa.

Resenha elaborada por Ana Caroline Dalmolin 





As aventuras de Robin Hood, de Howard Pyle
Título = As aventuras de Robin Hood 
Autor = Howard Pyle 
Editora = Martin Claret 
Número de páginas = 400 
As aventuras de Robin Hood, de Howard Pyle 


Este livro relata a vida e a morte do rei dos ladrões, o lendário Robin Hood, que viveu em meados do século XIII, durante o reinado do rei Ricardo Coração de Leão. Um gentil fora da lei que roubava dos ricos para dar aos pobres. Robin, John Pequeno, o seu braço direito, e o resto do bando buscavam refúgio na floresta de Sherwood contra as maldades do xerife de Nottingham, levando uma vida alegre, porém simples e virtuosa, sempre metidos nas mais divertidas e perigosas aventuras. O livro foi escrito por Howard Pyle (1853 - 1911), ilustrador e escritor norte americano de grande renome literário até os dias de hoje. Consiste na reunião de diversas baladas medievais e adaptações feitas pelo autor. Foi tema de diversos filmes, histórias em quadrinhos e séries de TV. É uma história destinada ao público jovem e infantil, e que na edição de Martin Claret, ainda carrega as ilustrações originais do autor. Trecho de: “As aventuras de Robin Hood”, de Howard Pyle _Conheces o campo por aqui, meu bom santo homem? _Sim, um pouco – respondeu o outro, em tom seco. _E conheces um lugar chamado Abadia Fontain? _Sim, um pouco. _E por acaso conheces certa pessoa que atende pelo nome frei Tuck na Abadia Fontain? _Neste caso, meu bom homem, santo frade, ou seja o que fores – disse Robin Hood –, gostaria de saber se este tal frade é encontrado deste lado do rio ou do outro. _Na verdade, o rio só tem o outro lado – disse o frade. _E como podes provar isso? – indagou Robin. _Bem, assim – disse o frade apontando para o outro lado com o dedo. – O outro lado do rio é o outro, concorda? _Sim, é verdade. _Ainda assim, o outro lado do rio não é senão um lado, certo? _Nenhum homem poderia contestar isso – disse Robin. _Então, se o outro lado do rio é um lado, esse lado é o outro lado, portanto ambos os lados são o outro lado. _Muito bem argumentado – aplaudiu Robin. – Ainda assim, estou tão no escuro em relação a esse feri Tuck quanto a se ele esta do mesmo lado do rio em que estamos ou do outro lado, onde não estamos. _Esta é uma questão prática que as perspicazes regras de lógica não explicam. Aconselho-te a resolver isto com a ajuda de teus próprios cinco sentidos: visão, tato e os outros. _É que desejo atravessar o vau e procurar encontrar esse tal frade – disse Robin, olhando pensativamente para ele. – Mas como vês, minhas roupas são finas e eu não gostaria de vê-las molhadas. Penso que teus ombros são largos e robustos; não poderia procurar em teu coração a vontade de me carregar até o outro lado? _Pela mão branca da Sagrada Senhora da fonte! – explodiu o frade, com raiva – És... és, um moleque ínfimo [...]. 

Resenha elaborada por: Ana Caroline Dalmolin.hospedagem de sites
Meninos no poder Autor: Domingos Pellegrini Editora: Record N° de páginas: 287 Sinopse: “O calçadão fervia em saliva e suor, boatos e panfletos, intrigas e apostas, os vendedores de loteria competindo com a gritaria dos cabos eleitorais. Arie entrou na massa como peixe na água, rindo e acenando, conversando aqui e ali, com Marlene a tiracolo tirando santinhos da bolsa. Ele deu várias entrevistas a rádios e televisões, e todos os repórteres fizeram ao final a mesma pergunta: ­­_ No debate de ontem, foi falado que sua noiva é garota de programa, alugada para a campanha, é verdade?” “Meninos no poder” é um livro que retrata a realidade da vida de muitas pessoas, e mais além, a realidade destas consequências na vida das mesmas, e a inocente esperança que cada um tem de melhorá-la. A trama do livro de Domingos Pellegrini se dá com a surpreendente chegada de Ari Chimite na vida de Caboré Pessoa, são eles os responsáveis pelo desenrolar da história. Caboré, um radialista que ganhava a vida ouvindo os problemas dos outros, é surpreendido com o “convite” de Ari para candidatar-se a prefeito. Após muita insistência, e cansado da corrupção que tanto pesava na vida das pessoas, Caboré candidata-se à prefeito, e Ari candidata-se à vice, iniciam uma campanha contra corrupção, cujo mandato prometia ser limpo e sem preconceitos. A conquista dos votos ocorre por ação, iniciam acabando com problemas ambientais que antes assombrava a vida de diversos moradores dos “bairros” mais humildes. No entanto, Caboré Pessoa, iludido pela esperança de conseguir justiça, custa a descobrir a verdade por trás de tantas conquistas, o que pode gerar consequências irreversíveis. Este livro faz muito mais do que retratar o realismo, faz uma crítica excelente sobre a humilde e “justa” sociedade em que vivemos. E tudo isto em uma envolvente trama, impossível de resistir, ainda mais para aqueles que são idealistas e acreditam que é possível fazer justiça em uma sociedade corrupta em que todos visam o próprio bem estar e lucro antes de qualquer coisa.
Meninos no poder Autor: Domingos Pellegrini Editora: Record N° de páginas: 287 Sinopse: “O calçadão fervia em saliva e suor, boatos e panfletos, intrigas e apostas, os vendedores de loteria competindo com a gritaria dos cabos eleitorais. Arie entrou na massa como peixe na água, rindo e acenando, conversando aqui e ali, com Marlene a tiracolo tirando santinhos da bolsa. Ele deu várias entrevistas a rádios e televisões, e todos os repórteres fizeram ao final a mesma pergunta: ­­_ No debate de ontem, foi falado que sua noiva é garota de programa, alugada para a campanha, é verdade?” “Meninos no poder” é um livro que retrata a realidade da vida de muitas pessoas, e mais além, a realidade destas consequências na vida das mesmas, e a inocente esperança que cada um tem de melhorá-la. A trama do livro de Domingos Pellegrini se dá com a surpreendente chegada de Ari Chimite na vida de Caboré Pessoa, são eles os responsáveis pelo desenrolar da história. Caboré, um radialista que ganhava a vida ouvindo os problemas dos outros, é surpreendido com o “convite” de Ari para candidatar-se a prefeito. Após muita insistência, e cansado da corrupção que tanto pesava na vida das pessoas, Caboré candidata-se à prefeito, e Ari candidata-se à vice, iniciam uma campanha contra corrupção, cujo mandato prometia ser limpo e sem preconceitos. A conquista dos votos ocorre por ação, iniciam acabando com problemas ambientais que antes assombrava a vida de diversos moradores dos “bairros” mais humildes. No entanto, Caboré Pessoa, iludido pela esperança de conseguir justiça, custa a descobrir a verdade por trás de tantas conquistas, o que pode gerar consequências irreversíveis. Este livro faz muito mais do que retratar o realismo, faz uma crítica excelente sobre a humilde e “justa” sociedade em que vivemos. E tudo isto em uma envolvente trama, impossível de resistir, ainda mais para aqueles que são idealistas e acreditam que é possível fazer justiça em uma sociedade corrupta em que todos visam o próprio bem estar e lucro antes de qualquer coisa.

Um comentário:

  1. Leitura para muitos jovens è uma tortura, principalmente no período escolar. Mal sabem eles o que estão perdendo. A leitura è algo crucial para a alfabetização, pois através dela ampliamos nosso vocabulário, obtemos conhecimento, aceleramos nosso raciocínio e interpretação; da qual è fundamental para nosso entendimento em todas as matérias, sem exceção. Assim, a leitura deveria ser estimulada desde o inicio da alfabetização, para que durante a escolaridade o aluno já tenha desenvolvido o hábito. Segundo Albert Einstein: ``A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê de mais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar. ``

    ResponderExcluir