domingo, 23 de julho de 2017

Atividades desenvolvidas na Implementação do Projeto do PDE

Estas atividades foram desenvolvidas durante a implementação do Projeto do PDE: "Problematizando o Preconceito em Sala de Aula: Leitura e Interpretação em Língua Inglesa". Apenas algumas atividades foram selecionadas devido a grande quantidade de alunos da turma não conseguimos apresentar todos os trabalhos.

Alunas: Márcia Regina Hermann
      Édina Jaíne França
Música: Cross the lines
              Tracy Chapman



Biografia Tracy Chapman
É uma cantora e compositora norte americana , mais conhecida por hits como give me one Reason ou Talkin bout a Revolution. Idade 53 anos, nascido em Cleveland, 30 de março de 1964.(http://pt.mediamass.net/famosos/tracy-chapman)
Já se tornou vítima de escândalos de vazamento de fotos nuas,com fotos altamente pessoais e privadas.(http://pt.mediamass.net/famosos/tracy-chapman/fotos-vazadas.html)
Tracy já ganhou quatro Grammy Awards.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Tracy_Chapman)



Música: Lavagem Cerebral

Biografia Gabriel Pensador:
Gabriel o Pensador (1974) é um cantor, compositor e escritor brasileiro, um dos mais importantes nomes do rapper nacional.
Com músicas irreverentes, também pela Sony Music, Gabriel lançou “Ainda é Só o Começo” (1995), “Quebra Cabeça” (1977), “Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)” (2001), “Nádegas a Declarar” (2002) e “Cavaleiro Andante” (2005). O álbum “sem Crise” (2012) foi lançado de forma independente.
Gabriel já recebeu diversos prêmios, entre eles, o MTV Video Music Brasil, o Troféu Imprensa e o Multishow da Música Brasileira.

Crítica da Música Lavagem cerebral:
Crítica ao preconceito, com base na música “Lavagem Cerebral” – Gabriel O Pensador
Contratado pela Sony Music, em 1993 lançou seu primeiro disco “Gabriel o Pensador”, que reunia letras divertidas, porém irônicas, entre elas: “Lôraburra”, “Retrato de um Playboy” e “Lavagem Cerebral”.
O preconceito é uma questão cultural e antiga, que está presente na sociedade, direta ou indiretamente. Na nossa opinião, como a própria palavra já diz é um pré-conceito, é julgar sem conhecer, e podemos dizer que os preconceituosos são pessoas ignorantes, ou como diz a música, o preconceito “ É uma burrice coletiva sem explicação”.

Paralelo entre os cantores:
Ambos são cantores e compositores, ganharam vários prêmios com seus trabalhos. E os dois abordam temas polêmicos e principalmente de desigualdade racial.
No âmbito internacional Tracy Chapman é mais reconhecida, todavia gabriel pensador é mais reconhecido no Brasil. Além de Tracy receber prêmios muito mais importantes no mundo da música.

Paralelo entre as músicas
As duas músicas falam sobre a separação racial que ainda existe em nossa realidade e como ela se manifesta, por meio de insultos ou pela violência física. Porém a música de Tracy é mais específica contando certos casos ocorridos pelo racismo, enquanto a música de Gabriel retrata de forma mais ampla o tema,além de o ritmo de” Lavagem Cerebral” cativar mais o ouvinte.  

Alunos: Flávia Antunes 
Maurício Werner
Mateus Corrêa de Oliveira

Música: All That You Have Is Your Soul
Tracy Chapman       

Música:        Chega
Gabriel o Pensador
Gabriel o Pensador – Biografia:
Gabriel o Pensador, nome artístico de Gabriel Contino, (Rio de Janeiro, 4 de março de 1974) é um cantor e compositor brasileiro de rap.
Um dos maiores nomes do rap e pop brasileiro, Gabriel diferenciou-se de boa parte de seus pares ( e chegou a ser criticado por eles) por ser garoto branco de classe-média. Mas desde o começo fez das letras críticas social e moral, como acontece na música rap.
Diante das manifestações populares, Gabriel lança a música “Chega”, que trata de “insatisfações populares” diante do atual momento do Brasil. A letra menciona temas como a impunidade, violência, inflação, carga tributária, precariedade do sistema de saúde e educação, escândalos de corrupção e até a crise hídrica.
O rapper explica que o objetivo da canção não foi abordar temas específicos, mas sim algo mais abrangente, “um cansaço legítimo de tanta coisa acumulada”.
A ideia, segundo O Pensador, era traduzir a insatisfação “plural e complexa” que culminou com os protestos que estão acontecendo no Brasil deixando claro que muita coisa precisa ser mudada.
A música é de autoria própria e aborda temas muito presentes em nossa sociedade, principalmente a corrupção, mostrando que a população já está cansada desta amplitude de desvios onde o dinheiro público deixa de ser investido da forma que deveria, pessoas ficam impunes devido a seu status social enquanto outras pagam por coisas que não cometeram e deixa fortemente explícito que a população está muito acomodada, “apanha” dos governantes dia após dia, acredita em notícias falsas, criadas apenas para maquiar a situação e de certa forma satisfazer as pessoas, e dá um pontapé inicial para a população por o devido fim nesta situação.


Paralelo entre as músicas
 A música de Tracy Chapman não tem o mesmo poder de persuasão que a do Gabriel o Pensador, pois a dele explicita melhor os problemas presentes na sociedade em que estamos inseridos. Já que a música de Chapman necessita de uma análise mais aprofundada para compreender  e perceber as críticas sociais presentes na letra.
Eles tentam incentivar a população com suas músicas a lutar por dias melhores, sem preconceito, desigualdades sociais, sem corrupção, porém, para isso acontecer as pessoas devem deixar de ser acomodadas e lutar por seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário