quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Resenha: Querido John


Título = Querido John
Autor = Nicholas Sparks
Editora = Novo Conceito
Número de páginas = 288
Ano = 2006
Querido John
Conta à história de um jovem chamado John que foi criado pelo seu pai desde que tinha um ano de idade e que nunca conheceu sua mãe.
Ele descreve seu pai dizendo que ele raramente demonstrava emoções, onde abraços e beijos eram raros e quando apareciam eram sem vida e sem desejo.
Ele morava em Wilmington na Carolina do Norte. Seu pai tinha uma grande coleção de moedas e ficava observando-as no escritório quase a noite toda.
Com 14 anos, John ficava pouco tempo em casa, porque viu que enquanto seus amigos tinham dinheiro para ir ao cinema, ele não ganhava dinheiro nem para comer um hambúrguer.
No ensino médio John mudou suas notas e começou a sair com um grupo de pessoas que não se importava com nada.
Seu pai às vezes falava em faculdade, mas John já estava decidido em não fazer. Após a formatura seu pai percebeu que ele não iria para a faculdade e por isso se trancou no escritório. Dois anos após a formatura ficou vagabundeando de um trabalho para outro, bebendo cerveja e saindo a noite.
Num certo dia após ser demitido, comprou seis latas de cerveja e foi até a praia se sentar e pensar o que estava fazendo com sua vida, lá viu dois fuzileiros navais que erradicavam calma e confiança e disse a si próprio que também podia.
Após entrar para o exército, treinou muito e decidiu entrar para a infantaria onde aprendeu a matar pessoas e quebrar coisas, por isso foi enviado a Alemanha.
Passou sua primeira licença em casa, a segunda em Las Vegas, lá mudou, foi promovido de soldado a cabo e seis meses depois a sargento.
Tinha um grande amigo chamado Jony que falava que John deveria namorar, mas ele disse que não.
Na terceira licença voltou para casa. Numa tarde de junho foi até uma praia com sua prancha de surfe, lá viu umas garotas caminhando, quando chegou perto e disse “ei” a loira deu uma olhada e a morena disse “olá” sorrindo.
Ele ficou de olho nelas e em suas conversas, quando chegou dois rapazes e eles estavam perto de um morro, de repente um dos rapazes derrubou a bolsa da morena na água. John havia se encantado por aquela garota e por isso se atirou no mar salvando a bolsa.
Ele ficou muito feliz e convidou-a para sair, no meio do caminho ela se apresentou por Savannah, ela disse que haviam alugado uma casa ali perto e que  construíam casas para as pessoas que precisavam.
No segundo dia voltaram a conversar e ele disse que era do exército. Ela o apresentou a seu amigo Tim. Jantaram e John foi embora. Logo chegou a hora de voltar para a Alemanha. John estava apaixonado por Savannah. Ela queria viver aquele momento e repeti-lo para sempre. John havia levado Savannah para muitos restaurantes e também para conhecer seu pai.
Savannah disse para ele que seu pai sofria de uma doença chamada de Síndrome de Asperger, e ele ficou muito irritado e começaram a discutir. Savannah começou a chorar e Randy vendo aquela cena quis segurá-lo mas John foi mais rápido quebrando seu pulso, Tim também tentou segurá-lo e John quebrou seu nariz, Savannah ficou horrorizada e por isso brigaram até que Jim conseguiu juntá-los novamente após pedir desculpas a ele.
No outro dia se encontraram e Savannah o perdoou entregando uma carta para ele ler no avião enquanto viajasse para a Alemanha.
Savannah jurou que o esperaria até o outro ano para se casarem e disse para ele observar a lua e lembrar-se do que tinham vivido juntos.
Lá na Alemanha John seguiu todas as recomendações e pediu transferência para os Estados Unidos,  mas não teve êxito. Savannah enviava cartas a cada 10 dias e John contava os dias para ver sua amada.
Em junho de 2001, recebeu sua licença partindo para Wilmington. Ela foi buscá-lo no aeroporto e o levou para conhecer seus pais. Ele adorou a visita, após foi visitar seu pai e conhecer o apartamento que Savannah havia comprado, lá tiveram uma bela noite de amor, mas nessa licença começou as brigar por ciúmes porque ela havia se formado em pedagogia e não tinha tempo de se encontrar com ele.
Logo se acertaram e John voltou para a Alemanha, tudo estava bem ate dia 11 de setembro, lá viu uma fumaça saindo das torres gêmeas e do pentágono. Testemunhou o desabamento e sentiu a fúria da Casa Branca e os Estados Unidos entraria numa guerra.
Por causa disso, ele se alistou por mais dois anos. Savannah entendeu, mas ficou decepcionada e por isso dias depois mandou uma carta para ele falando que deveriam acabar tudo.
Ele ficou chateado por muito tempo e nesse tempo recebeu a noticia que seu pai tinha tido um infarto, ganhou uma licença e foi visitá-lo.
Em marco de 2005 seu pai teve um segundo ataque que levou a uma pneumonia e á vários dias na UTI, ele havia ficado fraco e John teve de contratar uma enfermeira para cuidar dele, ele comia só sopas enlatadas.
Após essa visita seu pai morreu e deixou suas moedas como testamento.
John voltou para Lenoir e foi procurar Savannah, encontrou-a, mas ela havia se casado com Tim. Quando John foi visitá-lo encontrou-o num hospital com um grave câncer.
Tim disse que se ele morresse era para John cuidar de Savannah porque sabia que eles se amavam, John ficou muito triste, mas resolveu vender suas moedas de forma anônima e ajudar Tim a fazer um tratamento, Tim sobreviveu ao final do tratamento e John até hoje é apaixonado por Savannah, mas aprendeu o significado do amor e por isso deixou que eles vivessem juntos.
Resenhado por: Jéssica de Oliveira

Um comentário: